O Governo do Estado mantém, para essa semana, a realização de audiências públicas em Venâncio Aires e Lajeado para apresentação do projeto de concessão de RSC-453, rodovia que inicia em Venâncio e conecta ao Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Na Capital do Chimarrão, a audiência pública será realizada na sexta-feira, 24, às 14h30min, na Câmara de Vereadores. Nesta mesma data, às 10h, ocorrerá uma reunião com o mesmo objetivo em Lajeado, na Universidade do Vale do Taquari (Univates).
Nos últimos dias, lideranças regionais manifestaram preocupação com o modelo apresentado, especialmente com relação à cobrança do free flow (pedágio sem praças físicas) e pediram adiamento das audiências por 120 dias para análises mais aprofundadas. Entretanto, conforme a Secretaria de Reconstrução Gaúcha, os encontros para debater as rodovias do bloco 2, no qual a 453 faz parte, estão mantidos.
A previsão da pasta é lançar, em abril deste ano, o edital da concessão. Cerca de 90 dias depois dessa etapa, está prevista a realização do leilão, na B3, em São Paulo, para definir o vencedor da licitação, a exemplo do processo que ocorreu com a RSC-287.

Rumo a 150ª Festa do Bastião

Milhares de fiéis participaram, no fim da tarde de ontem, da missa campal da 149ª Festa de São Sebastião Mártir. Além dos momentos de oração, canto e caminhada em procissão, os participantes também puderam retirar água benta, disponível no gramado da Igreja Matriz.
É o caso de Leoni Vogt, 67 anos, moradora do bairro Bela Vista, que levou sua garrafinha de água benta para casa.
A cada ano, a programação religiosa mobiliza antigos e novos devotos, que mantêm a tradição de homenagear o santo padroeiro. Quem foi à missa e na procissão, acompanhou pessoas de diferentes idades orando, agradecendo as graças alcançadas e renovando os pedidos ao santo.
A festa, iniciada em 1876, chegará a edição de número 150 em 2026. Como disse o presidente do conselho paroquial, Elmo Fengler, quando uma festa termina e outra já começa a ser planejada. Certamente, o sesquicentenário será um marco na história deste que é um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande Sul.

Devoção e gratidão

São inúmeras as histórias de devoção ao padroeiro de Venâncio Aires. Ontem, dia de São Sebastião Mártir, durante transmissão ao vivo pela Terra FM, direto do Pavilhão de Eventos, contamos a história da Márcia Becker, 50 anos, e do filho Júnior Eduardo, 12 anos.
Márcia relembrou o sonho de ser mãe e da promessa que fez ao santo padroeiro, anos atrás, após tentativas de conceber um filho. “Eu engravidava e perdia. Fizemos todos os exames e não tinha nada. Um dia saí do consultório da médica triste, chorando, fui até a igreja, me ajoelhei e pedi para São Sebastião me ajudar. Eu queria muito ter um filho e fiz uma promessa, que se eu engravidasse caminharia por sete anos de pés no chão durante a procissão e no primeiro ano dele ele iria comigo vestido de anjo. Sou muito devota ao Bastião, pois sempre que eu preciso, ele está do meu lado”, contou Márcia, que foi mãe em 2012. Atualmente, ela é uma das lideranças da comunidade católica no Loteamento Scienza. “Só tenho a agradecer pelas graças alcançadas e pela família que construí”, completou Márcia, casada com Vanderli Lacerda há 27 anos.