Um dia após a apresentação das comissões organizadoras das 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o presidente da festa, Vilmar de Oliveira, anunciou que o evento contará com, pelo menos, dois shows nacionais. A informação foi destacada durante entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, nessa sexta-feira, 26.
Segundo Oliveira, a Fenachim 2022 terá a GDO Produções e também a experiência do promotor de eventos Django, para organização dos shows nacionais. As apresentações ocorrerão no Ginásio Poliesportivo e a ideia, adiantou o presidente da festa, é promover as atrações nacionais nos dois fins de semana da festa. A festa ocorrerá de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio de 2022, no Parque do Chimarrão.
Soberanas
Ocorre neste domingo, 28, à noite, a fundação da Associação das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão. Durante o evento virtual ocorrerá a posse da primeira diretoria, que terá como presidente a princesa da 11ª Fenachim, Fernanda Landim. O objetivo da entidade é promover ações sociais e culturais e também auxiliar e promover a Fenachim.
Homenagem
Na noite da quinta-feira, 25, durante evento festivo em comemoração aos 184 anos da Brigada Militar (BM), os repórteres da Folha do Mate, Alvaro Pegoraro e Taís Dörr Fortes, estiveram entre as pessoas homenageadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP). A programação foi realizada no Adventure Park, no interior de Mato Leitão.
Pegoraro faz a cobertura jornalística da área da segurança pública há mais de 30 anos na Folha. Já a jornalista Taís é a responsável pela produção das notícias de Mato Leitão, com destaque para o Folha de Mato Leitão, caderno que circula exclusivamente para os assinantes da Cidades das Orquídeas, todas as quintas-feiras.
Os certificados foram entregues a diversas lideranças da região como forma de agradecer e valorizar a contribuição de cada uma delas com o trabalho da BM. Durante a atividade, que reuniu autoridades e empresários, o Grupamento Policial Militar (GPM) da Cidade das Orquídeas também recebeu a entrega de uma nova viatura, que somará no trabalho desenvolvido no município.
Faça uma criança sorrir
O Rotary Club Venâncio Aires e o Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires deram início nessa sexta-feira, 26, a uma campanha de arrecadação de brinquedos que serão doados a crianças carentes de Venâncio Aires.
A campanha vai até o dia 16 de dezembro. A comunidade pode levar as doações até a corporação, que fica na rua Jacob Becker ao lado do colégio Oliveira Castilhos.
Super Afrinho
Nesta semana, a Folha do Mate sediou o lançamento do e-book Vivências e Interação Jovem numa Educação Antirracista. A produção destaca um trabalho de conscientização e fortalecimento da cultura negra realizado de 2016 a 2020 por meio do Bate-papo Pilhado Afro. O evento contou com o apoio do caderno jovem da Folha do Mate, o Na Pilha, e ocorreu em quatro oportunidades. Foi na quarta edição que surgiu o Super Afrinho, inspirado em uma capa do Na Pilha do ano de 2019. Desde lá, organizadores do projeto providenciaram a caracterização do super-herói e passaram a incluí-lo nas visitas realizadas nas escolas de Venâncio. Alunos são convidados a vestirem a roupa e a multiplicar o poder do Super Afrinho, “que é fazer as crianças negras se sentirem representadas, se enxergarem, e prontas para transformar a sociedade”, destaca Silvania Carvalho, uma das integrantes do grupo de mulheres ‘As empoderadas’, responsável pela produção do e-book.
O Super Afrinho não ficou de fora do lançamento do e-book. Ele foi representado pelo aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig, Bryan Ronaldo Wagner da Silva. Além disso, Super Afrinho ilustra a capa do e-book, que servirá de apoio às escolas para mostrar a importância de ações de valorização da comunidade afro.
Casos de Covid
Venâncio Aires não confirmou nenhum caso de Covid nessa sexta-feira, 26. O boletim informativo divulgado pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e Vigilância Epidemiológica também mostra que não já pacientes hospitalizados em função da doença na Capital do Chimarrão. Ao longo desta semana, 11 casos positivos foram confirmados. Na quinta-feira, 25, também não teve registro de casos.