A Copa do Mundo dá o que falar, também em Springfield. Ainda mais com Homer como árbitro da final entre Brasile e Alemanha. A aventura da família que retorna ao Brasil poderá ser conferida na 25ª temporada da série que estreia dia 27, às 21h30, na FOX.
O episódio já foi ao ar nos Estados Unidos, no dia 30 e novamente traz críticas que podem virar polêmica comom ocorreu na primeira vez em que ‘estiveram no país’. Na época os produtores tiveram que se retratar com o governo brasileiro por conta da ameaça de processo contra o humor ácido que colocou o Rio de Janeiro como uma cidade violenta e o povo brasileiro como desrespeitoso.
Uma das cenas mais polêmicas da 13ª temporada foi o sequestro de Homer por um taxista, sem contar nos macacos andando nas ruas e os funcionários do hotel fazendo embaixadinhas com as malas da família Simpson. Na época, a secretaria de turismo do Rio chegou a ameaçar processar a Fox. No fim, os produtores pediram desculpas pelo programa.
Desta vez, a família retorna para a Copa do Mundo. Homer sofre pressão para manipular os resultados dos jogos mas não cede e o Brasil na final contra a Alemanha perde por 2 a 0. está aí a primeira crítica, ‘jeitinho brasileiro’. As demais seguem com escândalos de corrupção, cartazes sobre as manifestações realizadas durante a Copa das Confederações e a Floresta Amazônica sendo desmatada.
A faixa ‘Bem-vindos ao Brasil! Arruaceiros, por favor tumultuem o Paraguai’ também vai dar o que falar. A reputação no exterior está em pauta com os olhos do mundo voltados pra cá com a realização da Copa.
Humor inteligente que gera polêmica
A série os Simpsons tem se caracterizado pelo humor crítico e por isso conquistou o mundo inteiro. Há um episódio em que Homer acusa seus vizinhos muçulmanos de serem terroristas que planejam explodir um centro comercial de Springfield. Um então porta-voz do Centro Cultural Islâmico e da Mesquita Central de Londres acusou o programa de incentivar o preconceito contra o islã. “Esperamos que os muçulmanos não assistam à esta série”, disse uma das fontes ao tablóide inglês “Daily Star”. Já o criador de “Os Simpsons”, Matt Groening, defendeu a linha argumentativa do novo episódio e disse que os desenhos “trabalham com estereótipos” e “nós tratamos de ser sensíveis a respeito”.