SindiTabaco divulga nota sobre as Eleições e pede apoio dos governos

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), entidade que representa as indústrias do tabaco, divulgou um posicionamento sobre as Elieções 2022. A nota é assinada pelo presidente, Iro Schünke.
Na manifestação, o sindicato afirma que espera que os governos eleitos apoiem o setor do tabaco. “Nossa expectativa é de que os governos eleitos – tanto na esfera federal, quanto na estadual – apoiem e reconheçam a importância econômica e social do tabaco, tendo em vista que o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador mundial desde 1993”, diz trecho da nota. O posicionamento ainda cita que, atualmente, a cadeia produtiva está presente em 488 municípios da Região Sul do País e envolve 128 mil produtores rurais. Além disso, são mais de 40 mil empregos diretos nas indústrias e R$ 12 bilhões em tributos arrecadados anualmente. “Entre as demandas internas, destacamos a continuidade do combate ao mercado ilegal e a regulamentação dos novos produtos de tabaco”, encerra a nota.
No Brasil, desde 2009, os cigarros eletrônicos estão proibidos. A norma proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar. O setor vem bucando a regulamentação, mas vem encontrando dificuldades da pauta avançar. Em relação ao contrabando, também citado na nota, o combate ao mercado ilegal é uma das principais bandeiras da cadeia produtiva do tabaco. O Brasil perdeu bilhões em arrecadação de impostos, nos últimos anos, em decorrência do mercado ilegal. Levantamentos indicam que metade dos cigarros consumidos no país tem origem ilegal.

13º salário

Nas próximas semanas, os valores da primeira parcela do 13º salário começam a circular na economia de todo país. O 13º é um benefício dos trabalhadores brasileiros há 60 anos. A sanção da lei que estabeleceu o direito ocorreu em 13 de julho de 1962, pelo então presidente João Goulart. A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro.

Convocados para a Copa

A Copa do Mundo começa, oficialmente, no dia 20 de novembro, no Catar. Na segunda-feira, 7, vamos conhecer quem defenderá a Seleção Brasileira. Às 13h, no Rio de Janeiro, o técnico Tite divulgará a lista com os 26 convocados. A estreia do Brasil na Copa será dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

Venâncio terá Exposição Estadual de Orquídeas em dezembro

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, Venâncio Aires vai sediar a Exposição Estadual de Orquídeas. O evento, no Pavilhão São Sebastião Mártir, deve reunir 120 expositores. Realizada pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), a exposição contará com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires. Na tarde dessa sexta-feira, 4, foi assinado o termo de parceria que repassará um auxílio de R$ 16,5 mil para a realização da feira.
Conforme o presidente do Nova, Sílvio Jaeger, a expectativa é receber expositores de, aproximadamente, 20 municípios do Rio Grande do Sul, além de expor cerca de mil plantas. O evento também contará com exposição de agroindústrias e artesãos. “Em cada evento se busca fazer algo maior. Além disso, este ano está sendo de exposições fantásticas, de boas vendas e de grande público. Já totalizamos, hoje, mais de 60 associados apenas em Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrando”, disse o presidente da entidade.

Semana municipal do Hip Hop

A Organização Não-governamental (ONG) Consciência e Atitude (Coat) promove, na próxima semana, a Semana do Hip Hop em Venâncio Aires. O evento, em alusão ao 12 de novembro, Dia Municipal do Hip Hop, inicia na terça-feira, 8, e encerra no sábado, 12.
Na terça-feira, 8, entre as 9h30min às 11h, e das 14h às 15h30min, terá programação na Escola Dom Pedro II, de Linha Hansel. Na quarta-feira, 9, o evento chega na Escola Zilda de Brita Pereira, no mesmo horário. No sábado, 12, à tarde, terá mostra de grafite na Praça Henrique Bender, e, à noite, mais uma edição da Batalha de Rimas, no mesmo local.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido