Folha do Mate, Rádio Terra FM e agência Traço D, em parceria com o Rotary Club Chimarrão, promovem ação especial nesta quinta-feira, 13, das 11h às 13h, na Praça Henrique Bender, também conhecida como a Praça Evangélica, no Centro de Venâncio Aires.
A iniciativa marca um ano do programa Folha 105 – 1ª edição, que é apresentado de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, ao vivo na 105,1 FM. A transmissão externa seguirá durante o programa Terra em Uma Hora, até as 13h.
Quem estiver passando pelo centro da cidade será convidado a participar de uma intervenção urbana que integra o Movimento Novas Páginas, que pauta soluções e caminhos para o Rio Grande do Sul após as enchentes.
Também haverá entrevistas ao vivo, distribuição de amostras de erva-mate Madrugada e exemplares da Folha do Mate para os participantes da ação. Em parceria com o Rotary Chimarrão, um ato também vai simbolizar a união dos gaúchos e venâncio-airenses na reconstrução do estado.
Soluções para as cheias na região baixa da cidade em pauta hoje
Em virtude da visita do governador Eduardo Leite, que estará hoje à tarde em Venâncio Aires, a reunião liderada por empresários para debater soluções pas as cheias do arroio Castelhano na região baixa da cidade foi adiada. O encontro estava agendado para hoje, a partir das 13h30min, com representantes da Prefeitura. Uma nova data será definida e divulgada.
O grupo espera que nessa reunião a Administração possa apresentar o cronograma com ações imediatas para esses problemas e os planos de iniciativas a curto, médio e longo prazo. Integrantes desse movimento, que também representa moradores dos bairros União e Morsch e do Loteamento Artus, já se reuniram na última quinta-feira, 6, com a vice-prefeita Izaura Landim para entregar um ofício com as reivindicações. As principais demandas são o desassoreamento, a limpeza e a dragagem do arroio Castelhano, a limpeza de galerias e bueiros e o aumento no número de passagens de água no Acesso Grão-Pará e na RSC-453.
Atendimentos de saúde mental em Vila Mariante e Estância Nova
Iniciaram, nesta semana, as ações de uma equipe multiprofissional, formada por uma assistente social e dois psicólogos, com foco nos cuidados com a saúde mental, para atender na região de Vila Mariante e de Vila Estância Nova. O serviço é oferecido através de recursos enviados pelo Governo do Estado, em razão da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Venâncio Aires, Priscila Reginatto, uma reunião foi realizada na manhã de ontem para alinhar o trabalho na Capital do Chimarrão. A equipe atenderá pessoas diretamente e indiretamente impactadas pelas enchentes. A enfermeira explica que os moradores podem procurar pelo serviço na unidade móvel da Secretaria de Saúde junto ao abrigo em Linha Mangueirão, e no posto de saúde em Vila Estância Nova, no horário normal de funcionamento da unidade. A atuação dos profissionais será de 20 horas semanais e as atividades serão realizadas individualmente e em grupos. A expectativa é que mais duas equipes multiprofissionais sejam formadas para atender pessoas atingidas pelas enchentes na Capital do Chimarrão.