Valorizar quem faz e fomenta a cultura. Esse é o objetivo do Troféu Cultural de Venâncio Aires. A iniciativa foi divulgada na tarde desta sexta-feira, 2, pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
A primeira edição da noite de homenagens está prevista para o mês de outubro. Conforme o coordenador de Cultura, Sandro Kroth, o objetivo é premiar e valorizar anualmente as entidades culturais do município.
Kroth antecipou que estuda-se a proposta de denominar a premiação de Pedro Schwengber, em homenagem ao diretor-executivo da Escola do Chimarrão que faleceu na terça-feira, 30 de maio, aos 71 anos. “Queremos que seja uma noite única para a cultura do município.”
Uma justa homenagem a esse ícone da cultura gaúcha e que tão bem representou a Escola do Chimarrão, Venâncio Aires e a Fenachim Brasil afora.

Por falar em homenagem…

Com as pessoas que conversei sobre a repentina partida de Pedrão, todas foram unânimes ao defenderem que o legado de Pedro Schwengber deve ser lembrado e reconhecido pelas futuras gerações. Com ele, o nome de Venâncio Aires rompeu fronteiras.
Certamente vão surgir iniciativas propondo homenagens póstumas, como essa do Troféu Cultural, divulgada nessa sexta-feira, 2. Entre as sugestões que ouvi nesta semana estão a construção de uma estátua de Pedrão e o nome de algum local do Parque do Chimarrão em homenagem ao líder da Escola do Chimarrão. O Chimarródromo, onde fica instalada a Escola durante a Fenachim, já tem nome e homenageia Arnildo Bento da Silva, que foi outro ícone municipal.
Aliás, como vai ser a Festa do Chimarrão sem Pedrão? Foi a pergunta que me fiz nesses últimos dias. Em maio do ano que vem teremos mais uma edição da festa e será inevitável olhar para o chimarródromo e não sentir um vazio. Pedrão não estará lá para receber os visitantes. Não estará lá para sua palestra sobre os benefícios da erva-mate e para ensinar o mate de 11 segundos. Com sua partida, aumenta a responsabilidade e o desafio de seguir ensinando o mundo a tomar chimarrão.

Escolha das soberanas

Coordenador de Cultura de Venâncio Aires, Sandro Kroth está à frente da escolha das soberanas da 17ª Fenachim. Ele adianta que podemos esperar um grande espetáculo para a noite do concurso, agendada para 11 de novembro, no Poliesportivo. No último domingo ele esteve acompanhando a escolha da corte da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, onde certamente buscou referências e inspirações.

Drone

A Prefeitura de Venâncio Aires publicou edital de licitação, nesta semana, para adquirir um drone. Segundo a licitação, o equipamento será utilizado em vistorias realizadas pelo Setor de Fiscalização e Controle Ambiental e Setor de Licenciamento Ambiental.