Pouco mais de dois meses após uma das maiores enchentes que a região já tinha registrado, os municípios ‘banhados’ pelo Rio Taquari são mais uma vez castigados por uma cheia. Esta já é considerada a terceira maior inundação dos últimos 100 anos.
São centenas de pessoas desalojadas nos municípios da região, incluindo as famílias de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. A Prefeitura estima que 50% dos moradores do distrito estejam fora de suas casas. Eles mal conseguiram estruturar seus lares desde a última enchente e já precisam reunir forças para mais um recomeço.
A dor ensina
“Aprendendo na dor”. Essa frase, dita pelo prefeito de Encantado, Jonas Calvi, em entrevista à Rádio Terra FM, no sábado à tarde, resume o que se percebeu no fim de semana em Venâncio e em outras cidades da região dos Vales, atingidas pela enchente. Conversando e ouvindo pessoas que estiveram na linha de frente, todos destacaram o quanto que os municípios estiveram mais preparados para agir nesta cheia, na comparação com o mês de setembro.
Foi nítida a reação dos moradores, que apreensivos com os alertas, deixaram suas casas mais rapidamente e antes do anoitecer, assim como a melhor organização das Prefeituras e Defesa Civil, que colocaram protocolos em prática para orientar e acolher os atingidos.
Mariante esquecida
Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires, é uma das localidades que geralmente é esquecida quando são feitos os registros estaduais ou nacionais da cheia do Rio Taquari. Dificilmente o nome de Venâncio, que pertence ao Vale do Rio Pardo, entra nas menções sobre os municípios atingidos pela cheia do Taquari.
Por falar em esquecimento, os moradores atingidos pelas enchentes (de setembro e agora) cobram auxílio financeiro para recomeçar. Eles se referem aos R$ 800 que tinham sido anunciados pelo Governo Federal e que, até agora, não vieram.
Natal de União por Mariante
Falta pouco mais de um mês para o Natal, uma época em que o espírito natalino invade os corações.
É neste clima, de amor ao próximo, que o Papai Noel, com apoio da Folha do Mate e Terra FM, promovem a campanha Natal de União, em prol das crianças de Vila Mariante.
A ação, que já tinha sido lançada no dia 25 de outubro, ganha ainda mais força e importância após a nova enchente que assolou Vila Mariante no fim de semana.
Até o dia 5 de dezembro, a comunidade é convida a fazer doações de brinquedos novos ou usados (desde que em bom estado de uso). A recepção da Folha e Terra FM é ponto de recebimento das doações.
Os presentes serão distribuídos no dia 11 de dezembro, em uma ação no segundo distrito. Vamos juntos tornar o Natal das crianças de Vila Mariante mais feliz? Mobilize a família, colegas de trabalho, amigos e participe desta corrente solidária.
Quinta-feira de Ação de Graças
Na quinta-feira, 23, é dia de Ação de Graças, uma data para agradecer e fazer o bem ao próximo. Como ocorre há anos em Venâncio Aires, o Centro Promocional João XXIII, que é ligado à Paróquia São Sebastião Mártir, promoveerá mais uma edição da campanha de Ação de Graças.
A iniciativa, que tem como objetivo mobilizar a comunidade a doar alimentos aos mais necessitados, tem apoio da Folha do Mate e Rádio Terra FM.
A ação será concentrada na Travessa São Sebastião Mártir, entre 8h e 18h, onde haverá uma estrutura para receber as doações. Em caso de chuva, o ‘QG’ passará para os Pavilhões São Sebastião Mártir. A 105.1 FM estará ao longo do dia com programação especial, ao vivo do local.
Além de ajudar a receber as doações, Folha e Terra se disponibilizam a buscar nas residências e empresas de quem não conseguir levar até o Centro. O contato é o WhatsApp da Terra FM 51 99223-8585. As doações também poderão ser levadas durante a missa na Igreja Matriz, às 19h30min.
Calendário do comércio
O calendário de Natal que o comércio adotará neste fim de ano pode ser definido nesta terça-feira, 21. A informação é da assessora jurídica e gestora do Sindilojas VRP, Adriane Borba Karsburg. A expectativa é assinar o acordo com o Sindicato dos Comerciários hoje. A partir disso, haverá a definição dos dias e horários que o comércio abrirá nos dias que antecedem o Natal.
Uso de tecnologias
Refletir e chamar a atenção para o uso de tecnologia na primeira infância são objetivos de um seminário que irá ocorrer nesta quarta-feira, 22, em Venâncio Aires.
A iniciativa é do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e de Habitação e Desenvolvimento Social. Com o tema ‘Olhar na Primeira Infância: o uso da Tecnologia Digital e seus Impactos no Desenvolvimento Infantil’, o evento será realizado na Câmara de Vereadores, das 7h30min às 11h30min.
A programação é voltada para os profissionais da saúde, educação e assistência social. Entretanto, famílias atendidas pelo PIM/Criança Feliz e o público em geral também são convidados a participar.