As históricas cheias de setembro completam um ano nesta semana. Essa tinha sido a maior enchente desde 1941, até maio deste ano, quando registramos a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.
Em setembro do ano passado, a enchente elevou o Rio Taquari à cota de 29,62 metros, 16 metros acima do normal. O pico de inundação em Vila Mariante (segundo distrito de Venâncio) foi registrado no dia 6 de setembro, dois dias depois do triste recorde nos municípios do Vale do Taquari.
Inevitavelmente, o medo de um setembro muito chuvoso vem sendo abordado nas rodas de conversas na região. Porém, nesta semana, o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates divulgou uma previsão que traz alento para os moradores. Segundo o NIH, a previsão de chuvas para esse mês na região do Vale do Taquari indica um cenário mais tranquilo. As precipitações esperadas para este mês devem ficar próximas à média climatológica de 192,8 mm, trazendo um alívio em relação às chuvas intensas de setembro de 2023.
Pátria amada
Estamos na Semana da Pátria, período em que a população brasileira é convidada a enaltecer seu amor e respeito à pátria. Nesta primeira semana de setembro, especialmente entidades e escolas trabalham e destacam os símbolos do país, como a bandeira e o hino nacional.
Exemplo disso é uma atividade que foi realizada com as crianças que integram o RotaKids Venâncio Aires Chimarrão, no dia 31 de agosto. O clube é formado por crianças de 6 a 12 anos.
Os integrantes ouviram os ensinamentos do rotariano Alexandre Wietzke, membro do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que explicou aos kidianos como é feito o hasteamento da bandeira nacional junto ao Monumento da Independência, que fica na Praça Henrique Bender, no Centro de Venâncio Aires.
O monumento foi uma obra do Rotary Chimarrão (inaugurada na gestão do empresário Adilor Adams), que é o clube de serviço responsável pela manutenção do espaço e hasteamento das bandeiras.
Em Venâncio Aires, o ponto alto da programação da Semana da Pátria ocorrerá no sábado, 7 de setembro, data em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil e é feriado em todo território nacional.
Mateando com Cândido e Jarbas
Nesta semana, Folha do Mate e Terra FM, em parc eria com a Erva-Mate Elacy, promovem o projeto Mateando na casa dos candidatos a prefeito de Venâncio Aires.
Na terça-feira, 3, estivemos na casa de Cândido Faleiro Neto (PT) e ontem na residência de Jarbas da Rosa (PDT). Hoje estaremos no lar de Maciel Marasca (PP) e na sexta-feira, 6, na casa de Giovane Wickert (PSB). As transmissões ocorrem ao vivo, das 11h às 12h, pelo 105.1 FM e também em vídeo, pelo Terra Play, no YouTube. Em uma hora, os candidatos compartilham um pouco sobre a família que também participa das gravações, falam sobre a rotina, gostos pessoais e desafios ao longo da trajetória.
Um dos momentos do bate-papo é a apresentação de um objeto que tenha um significado especial para o candidato. Cândido apresentou uma bicicleta que herdou do sogro e que é considerada uma relíquia da família. Já o candidato Jarbas apresentou um colete da Defesa Civil, utilizado durante as atividades de resgate e acompanhamento das cheias registradas em Venâncio Aires.
Quer saber mais sobre esses bate-papos? Confira os episódios completos no Terra Play.