Venâncio Aires contará com um local específico para acolher mulheres de toda a região e que são vítimas de violência doméstica. Trata-se do Centro Regional de Acolhimento para Mulheres. Ontem, a Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou o projeto que contempla a construção deste espaço, no bairro Morsch.
Gostaríamos de estar noticiando a abertura de novas escolas, hospitais, postos de saúde, mas infelizmente, a realidade leva os órgãos de segurança e gestores públicos a terem que agir para garantir o acolhimento necessário das mulheres que sofrem violência dentro dos seus lares. Atualmente, estas mulheres não têm um espaço adequado para o acolhimento permanente e, por isso, essa demanda foi colocada como uma prioridade no Vale do Rio Pardo.
Interessante destacar que esse projeto vai sair do papel graças à escolha da população que participou da Consulta Popular 2022. O projeto foi o segundo mais votado na região e receberá mais de R$ 785 mil para a obra, que terá contrapartida da Prefeitura de Venâncio, com o repasse do terreno.
Uma obra importante e histórica, com impacto local e regional, em um país que a cada quatro horas, ao menos uma mulher é vítima de violência doméstica.
Cooperar para desenvolver
No próximo sábado, 15, Venâncio Aires vai receber uma ação muito especial para marcar o Dia do Cooperativismo, também conhecido como Dia C. Pela primeira vez será realizado um pedágio solidário que vai convidar as pessoas a vivenciarem o cooperativismo na prática.
A ação vai ocorrer das 8h às 12h, na esquina das ruas Tiradentes e Voluntários da Pátria, na região central. A ação é uma iniciativa da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires em parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo e Emater.
Serão distribuídas sacolas com frutas e hortaliças, que serão entregues junto com um fôlder sobre o Dia C. Na ação, devem ser distribuídas em torno de 400 sacolas com até dois itens. No fôlder que será entregue à população, haverá um QR Code e o cidadão que receber o kit será convidado a fazer uma doação para a Casa de Acolhimento ou para a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp).
Quem participar poderá conhecer melhor o trabalho da Cooprova, provar alimentos fresquinhos produzidos por agricultores familiares do município e, em troca, ajudar duas entidades que fazem um trabalho incrível em Venâncio em prol das crianças e adolescentes.
Casos de infarto
Na última semana, a Folha do Mate divulgou uma reportagem que abordou aumento de casos de infarto e AVC em Venâncio Aires, com base nos dados de internações do Hospital São Sebastião Mártir. Neste ano, de janeiro a junho, foram atendidos 26 casos de AVC e 17 de infarto.
Agora, um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentam mais de 150% no Brasil. Envelhecimento e obesidade estão entre os fatores de risco.
Essa dado também traz um alerta para o frio, que também aumenta as chances de infarto, isso porque, as temperaturas mais baixas levam à contração dos vasos sanguíneos.
Trajes das soberanas
Os trajes oficiais das soberanas da 38ª Oktoberfest serão apresentados na tarde desta quinta-feira, 13, às 16h, em Santa Cruz do Sul. A rainha Camila Eduarda Schaefer e princesas, Marilia Fischer e Daniela Schoeninger, vão desfilar, pela primeira vez, com os vestidos, de gala e de passeio.
Lixo eletrônico e vidro
A Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires promove no sábado, 15, mais uma edição da campanha de recolhimento de lixo eletroeletrônico e vidro. A ação ocorrerá na Travessa São Sebastião Mártir, das 8h às 11h30min. É a oportunidade de fazer o descarte correto destes itens.