Nesta semana, abordei na coluna Mateando a expectativa pelos anúncios dos shows nacionais da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). As atrações devem ser anunciadas somente em março, durante um evento de apresentação dos trajes sociais das soberanas da festa.
Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, o presidente-executivo da Fenachim, Vilmar de Oliveira, afirmou que serão, pelo menos, dois shows nacionais durante o evento. Durante a entrevista, ele revelou um sonho antigo dos presidentes da festa: um espaço para abrigar grandes shows, que poderiam reunir de 15 a 20 mil pessoas ou até um público maior. “Hoje temos limitação de espaço. O ginásio Poliesportivo é um ambiente fechado de qualidade, mas acomoda um público bem menor que isso. Se tivéssemos uma área física, com a possibilidade de fazer um palco ao ar livre, com certeza teríamos mais facilidade”, destacou.
Segundo o presidente, a idealização de uma espécie de Arena de Shows é um sonho antigo dos organizadores. “É um sonho de sempre. Se falar com todos os ex-presidentes, vão dizer provavelmente que essa é uma prioridade: achar um local que acomode um número maior de pessoas. No espaço que temos hoje, não vislumbro um local que possamos fazer. A médio e longo prazo, teremos que ter um espaço para isso”, defendeu.
Anos atrás, a Fenachim já teve experiências de realizar shows fora do Poliesportivo, com estruturas montadas em diferentes locais do Parque do Chimarrão. Esse é um assunto que pode ser discutido pelas lideranças do município e passará, certamente, pela troca de experiências com outras cidades.
Estrutura do Parque
Uma das novidades em relação à infraestrutura do Parque do Chimarrão para a 17ª Fenachim é a colocação de um piso na área que fica atrás dos bares, na parte superior do Parque. “Essa obra vai ser um legado importante para a festa. Neste local, onde sempre eram instaladas pirâmides de exposição comercial, serão estruturados pavilhões com estruturas maiores”, anunciou Vilmar de Oliveira. Neste local deve ser instalado um Espaço Gastronômico para evidenciar o potencial de Venâncio na área da proteína animal.
Sede dos Motoristas
Iara Stein é a nova presidente da Sede dos Motoristas de Venâncio Aires. A eleição foi realizada na noite de quinta-feira, 25. É a primeira mulher a liderar a entidade. Instrutora de auto-escola, Iara substitui César Augusto Schultz e Antenor Augusto de Almeida, que conduziram a sociedade nos últimos dez anos.
Mulher Ativista
A ONG Alphorria retomará, neste ano, a realização do evento Mulher Ativista Destaque. Nesta semana, a coordenadora da entidade, Ana Lúcia Landim, confirmou que o evento será no dia 7 de março, um dia antes do Dia Internacional da Mulher, no Clube CTA. Mais detalhes desta noite de homenagens, que terá parceria da Prefeitura de Venâncio, serão divulgados nos próximos dias.
Ótima notícia
A semana encerra com uma ótima notícia da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires. A presidente da entidade, Claudia Becker, e a vice-presidente, Manon Pierret, anunciaram nessa sexta-feira, 26, durante entrevista na Terra FM, que a Liga terá uma sede própria, bem no centro de Venâncio Aires.
Este é um sonho antigo da Liga, que tem 26 anos de história em Venâncio Aires. A sala própria ficará localizada na rua Tiradentes, próximo do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
10 dias sem energia
Nesta sexta-feira, 26, os relatos de moradores sem energia elétrica continuavam chegando à redação da Folha do Mate. É o caso de moradores de Centro Linha Brasil. Inacreditável, mas 10 dias após o temporal, o abastecimento ainda não estava normalizado em todos os pontos do município.
Diante deste cenário angustiante e de tantos prejuízos, na quinta-feira, 25, os colegas Débora Kist e Roni Müller percorreram cerca de 70 quilômetros, rumo à região serrana, onde registraram cenas e colheram depoimentos que tentam resumir um pouco do que esses moradores passaram nesses últimos dias. Confira a reportagem completa nas páginas 20 e 21 do jornal impresso e aqui, no site folhadomate.com.