De um lado, o sentimento de vitória. Do outro, o de derrota. Sentimentos que podemos traduzir facilmente olhando para os números que as urnas registraram no domingo: um país dividido. Embora a diferença entre Lula e Bolsonaro tenha sido de mais de 2 milhões de votos, percentualmente a polarização tão citada nesses últimos meses ficou evidente.
O desafio, agora, é unir a população e criar um ambiente de diálogo e de governabilidade. É preciso seguir em frente e olhar menos para o retrovisor (que foi o que mais fizeram os dois candidatos durante o período eleitoral).
Temos muito a aprender com as Eleições 2022, que entram para a história em vários aspectos. Temos ganhadores e perdedores. Mas, acima de tudo, temos um Brasil para cuidar e promover progresso.
Governador reeleito
A eleição para o Governo gaúcho foi ofuscada pela corrida presidencial, mas, é preciso reconhecer que o Rio Grande do Sul também viveu uma eleição histórica no domingo, 30, reelegendo um governador pela primeira vez.
A informação, aliás, gerou dúvida de muitos eleitores, afinal, Eduardo Leite (PSDB) pode ser considerado reeleito se ele renunciou ao mandato em março? Sim. Leite é considerado governador reeleito, conforme a legislação eleitoral. Isso também significa que ele não poderá pleitear o cargo novamente em 2026, de acordo com a Constituição. A legislação brasileira não permite mais do que dois mandatos consecutivos. Leite reassume o Palácio Piratini em dois meses, em 1º de janeiro de 2023, mas já anunciou que vai começar a planejar ações com o atual governador, Ranolfo Vieira Júnior, a partir desta terça-feira, 1º de novembro.
Mais uma cobertura exitosa
No domingo, 30, no segundo turno das Eleições 2022, Folha do Mate e Terra FM realizaram mais uma grande cobertura jornalística. O trabalho integrado envolveu diversos profissionais que atuaram para atualizar as plataformas digitais, trazer boletins ao vivo na programação da rádio e o conteúdo da edição impressa desta terça-feira.
Destaque para a transmissão via rádio e internet, do Especial Eleições (foto). O programa, que teve mais de quatro horas de duração, contou com a apresentação do jornalista Daniel Heck, e comentários dos colunistas Sérgio Klafke e Carlos Dickow e do advogado e professor de Direito da Unisc, Ricardo Hermany. Além deles, diversos profissionais atuaram nas ruas, no Cartório Eleitoral e da redação, para ‘abastecer’ a transmissão ao vivo em áudio e vídeo. Fica aqui o agradecimento à audiência e aos apoiadores da cobertura Seu Voto, Sua Voz: Fundição Faires, Blumen Garten, Engetec, Invicta Construtora, Lucamo Contabilidade, Marasca e Refrimate.
Mate curto…
• Encerrada a eleição para presidente e governador do RS, começam as especulações sobre os ministros e secretários dos eleitos.
• O post em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória na votação, no domingo, 30, se tornou o mais curtido de uma conta do Brasil, no Twitter. A publicação, que contém a bandeira do Brasil e a mão esquerda de Lula, recebeu 1,6 milhão de likes até as 18h desta segunda-feira, 31.
• Apenas um governador do RS não tentou novo mandato ao longo da história: Olívio Dutra (PT), em 2002. Os demais cinco ocupantes do cargo, nos últimos 25 anos, disputaram eleições e não conseguiram se reeleger.