Um patrimônio cultural

O Carnaval 2025 será comemorado no começo de março, mas o clima destas festividades já começa a movimentar Venâncio Aires. Ontem pela manhã, Folha do Mate e Terra FM receberam a visita da atual corte do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires, formada pela rainha Fernanda Niedermayer, do bloco Os Noventinhas e as princesas Tainá Silva, do bloco Os Imigrantes e Antonella Lunardi, do bloco Os Travessinhos. O trio de 2024 trouxe o convite para a escolha da nova rainha e princesas, que está marcada para o dia 12 de janeiro, em Linha Marechal Floriano. O evento será organizado pelo Bloco Os Noventinhas, que tem como coordenadores Jairo e Giovana Bencke.
Além do convite que evidencia os 40 anos de história do Carnaval Infantil do Interior, a comitiva também veio manifestar a gratidão à Folha e Terra FM pelo apoio e parceria na divulgação de todos os eventos que integraram o calendário dos blocos associados em 2024. O muito obrigado veio acompanhado com delícias especialmente preparadas pelas famílias envolvidas e que deixaram a tarde da redação mais doce e saborosa.
Durante entrevista ao vivo para o programa Folha 105 – 1ª edição, evidenciamos o quanto o Carnaval Infantil do Interior é um patrimônio cultural. Desconheço, em âmbito estadual e nacional, alguma iniciativa como essa, que envolve crianças em bloquinhos sediados na área rural. Temos que nos orgulhar desta tradição que é contada nas páginas da Folha desde a primeira edição, em 1985.

Foto: Cassiane Rodrigues
Foto: Luana Schweikart

Beta: a geração que começa em 2025

Um dos assuntos mais comentados neste início de ano é a estreia da nova geração. Beta é o nome que vai marcar as pessoas nascidas entre 2025 e 2039, a exemplo da pequena Helena, a primeira bebê do ano nascida em Venâncio Aires.
Entre 2010 e 2024 foi o período marcado pela geração Alpha. Antes disso, tivemos as gerações silenciosa (nascidos entre 1923 e 1946), babyboomers (entre 1947 e 1963), X (entre 1964 a 1983), millennials (entre 1984 a 1995) e a geração Z, determinada por quem nasceu entre 1995 a 2009.
De acordo com o Google Trends, plataforma que aponta as principais pesquisas no buscador do Google, o termo “geração Beta” teve um pico de pesquisas.
Os bebês Beta inauguram a geração que será marcada pela vivência com a inteligência artificial. O assunto será tema de entrevista ao vivo na Terra FM na segunda-feira, 6, no programa Folha 105-1ª edição, que vai ao ar às 11h. Vamos entrevistar a professora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), e doutora em Desenvolvimento Regional, Bernardete Bregolin Cerutti.

Venâncio-airense no primeiro escalão de Sérgio Moraes

Natural de Venâncio Aires, município onde iniciou a trajetória pública, Matheus Ferreira, 33 anos, é um dos 16 secretários municipais de Santa Cruz do Sul. Ele foi empossado pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) na tarde de quarta-feira, 1º de janeiro.
Formado em Direito, Ferreira assume a Secretaria de Administração e Gestão do município. Este é o oitavo cargo público que ele ocupa.
Ferreira iniciou a jornada pública com 19 anos. Em Venâncio, Ferreira já foi assessor da presidência da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 2010/11 e assessor parlamentar do vereador Nilson Lehmen (MDB), em 2012. Em Santa Cruz, aos 21 anos fez parte da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos e aos 24 anos foi secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Entre 2017 e 2020, Ferreira atuou como assessor parlamentar do então vereador Alex Knak, atual vice-prefeito.

Foto: Rafaelly Machado/Gazeta do Sul

Mais votado

Assim como ocorreu em Venâncio Aires, em Santa Cruz do Sul o vereador mais votado no pleito de outubro de 2024 também assumiu como secretário municipal. Rodrigo Rabuske, vereador mais votado da história de Santa Cruz, foi empossado como titular da Saúde. Em Venâncio, Tiago Quintana pediu licença da Câmara logo após a posse para assumir a secretaria de Governança, Administração e Gestão no governo Jarbas.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido