Nessa sexta-feira, 7, a equipe da Folha do Mate e Terra FM esteve no lançamento da Expoagro Afubra 2025, que ocorrerá de 25 a 28 de março, em Rio Pardo. O evento deste ano, que chega à 23ª edição, marcará as comemorações de 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Durante os discursos, organizadores e lideranças políticas evidenciaram a força dos homens e mulheres do campo, especialmente, após as enchentes históricas do ano passado. Agora, em um cenário que já levou municípios da região a decretarem situação de emergência devido à estiagem, os agricultores são mais uma vez desafiados pelo clima.
A Expoagro Afubra terá como tema SuperAção – a cada desafio, a cada dificuldade, uma nova história de superação. Considerada a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a edição deste ano possibilitará que os produtores rurais troquem experiências, tenham acesso à tecnologia, façam negócios e, sobretudo, a proposta desta edição é evidenciar a superação do campo. Conforme o coordenador-geral da feira, Marco Antônio Dornelles, o intuito é valorizar ações lideradas pelos agricultores e entidades na reconstrução das propriedades, após as cheias e o enfrentamento da seca. Para isso, a programação conta com diversos eventos e atrações de suporte, a exemplo da recuperação do solo, afinal, é ele que fornece os nutrientes e a água necessários para o desenvolvimento do que é produzido.

Ponte de Mariante em pauta
Na quinta-feira, 6, o deputado estadual Airton Artus (PDT) esteve em agenda com representantes da empresa Rota de Santa Maria, responsável pelas obras de duplicação da RSC-287. Artus foi recebido pelos gerentes da área Ambiental, César Cruvinel e da Comunicação, Cassiane Kersting. Durante o encontro, o parlamentar manifestou a preocupação em relação à ponte sobre o Rio Taquari, em Vila Mariante.
Conforme Artus, a entidade pontuou que será construída mais uma ponte na área que compreende Mariante, e garantiu que a atual não apresenta nenhum risco. Além disso, apresentou todos os projetos de diversos trechos afetados pelas enchentes.
Artus ressaltou que manterá esse contato e se comprometeu em manter esta interlocução junto ao Governo do Estado, no sentido de agilizar os processos, inclusive o aporte que o Governo tem que repassar. “Nos preocupa muito a velocidade da execução desses projetos. Se a obra for mais rápida, será melhor para todo mundo, teremos a duplicação dentro do tempo previsto com menos transtorno para a população”, destaca.

Governo federal zera impostos de importação de produtos alimentícios
O governo federal anunciou na quinta-feira, 6, que vai zerar o imposto de importação de nove produtos alimentícios considerados essenciais. A medida tem o objetivo de reduzir os preços dos alimentos ao consumidor. Os alimentos que terão os tributos zerados são, azeite (hoje 9%), milho (7,2%), óleo de girassol (9%), sardinha (32%), biscoitos (16,2%), massas alimentícias – macarrão (14,4%), café (9%), carnes (10,8%) e açúcar (14%). A redução de tarifas entrará em vigor nos próximos dias, mas ainda não se sabe qual será, realmente, o impacto no valor dos produtos, ou seja, no bolso do consumidor. Entidades que já se manifestaram sobre o tema entendem que o impacto deve ser pouco sentido, pois o Brasil dificilmente conseguirá comprar de outros países produtos com preços mais baixos do que se tem no mercado interno.
Adeus, calorão!
O calorão que atinge o Rio Grande do Sul está com as horas contadas. Conforme o Núcleo de Informações Hidrometereológicas da Univates, esse sábado, 8, ainda será de muito calor, porém, a partir deste domingo, 9, uma frente fria avança sobre o estado e deixa o tempo fechado na região. Há risco de chuva forte, com volumes significativos e de temporais acompanhados de rajadas de vento e raios. Os próximos dias serão marcados por temperaturas mais agradáveis.