Uma muda de ipê para os bebês que nascem em maio

O mês de maio é especial. Na próxima semana, comemora-se o aniversário de 132 anos de Venâncio Aires e o Dia das Mães. Para marcar essas comemorações, uma iniciativa muito bacana vem sendo realizada na maternidade do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Uma campanha promovida pelo Gabinete da Primeira-dama e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente presenteia as mães que acabaram de dar à luz com uma muda de ipê. Conforme a primeira-dama Janete da Rosa, a ação será realizada durante todo o maio e busca motivar a consciência ambiental.

Na quinta-feira, 4, primeiro dia da iniciativa, foram entregues ipês para as mães do Ravi, do Lucca e da Bianca. Os três bebês nasceram na terça-feira, 2. O intuito é que as famílias plantem e acompanhem o crescimento da árvore na medida que as crianças também crescem. “O ipê é lindo e mostra o poder da natureza de se reerguer, a cada estação, de forma exuberante. É uma sensação muito boa saber que estamos ajudando o meio ambiente e que essa nova geração possa ser mais consciente”, disse a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Ludwig.

Secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, mamãe Jamile Vianna, o bebê Ravi Manoel, primeira-dama Janete da Rosa e a assessora de Meio Ambiente, Alessandra Ludwig

Feriado no dia 11 de maio, debate de uma década

Em abril deste ano, completou 10 anos da aprovação do projeto de lei que tornou o 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, feriado municipal em Venâncio Aires. Desde aquele ano, o 11 de maio, data do aniversário de Venâncio Aires, não é mais feriado.
Lembro bem da ampla discussão de 2013. Na época, eu era repórter da editoria de Política e responsável pela cobertura da Câmara de Vereadores. Acompanhei de perto as audiências e debates feitos e, dez anos depois, os argumentos a favor e contra o feriado em 11 de maio seguem os mesmos. Batemos nas mesmas teclas.
O pedido de alteração veio de uma reivindicação da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), que destacou a importância da alteração para garantir o movimento do comércio próximo ao Dia das Mães. Apesar de ter tido a maioria (foram dois votos contrários naquela época), a mudança nunca ‘saiu da pauta’. Todos os anos, o feriado volta à pauta do Legislativo.
Na atual legislatura, quem não ‘arreda o pé’ no tema é o vereador Benildo Soares (Republicanos), que reapresentou o projeto na última sessão da Câmara. O projeto deve ir à votação na próxima segunda-feira, 8, exatamente na semana de aniversário do município.

‘Tal pai, tal filho’ no trânsito

O Rotary Chimarrão lança na próxima terça-feira, 9, uma nova edição da campanha “Tal pai, tal filho’. A iniciativa é voltada para a educação sobre os direitos e deveres no trânsito e ter como objetivo conscientizar pais e filhos sobre a importância do respeito às leis de trânsito, da utilização de equipamentos de segurança, do respeito aos pedestres e ciclistas e sobre os principais problemas que ocorrem no trânsito do município.
O evento de lançamento está agendado para as 9h, na Travessa São Sebastião Mártir, e contará com a presença de autoridades, escolas e membros da comunidade. A campanha é uma iniciativa do Rotary Chimarrão, em parceria com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e a Brigada Militar.

Com a cara do inverno

A próxima semana permanecerá com temperaturas mais baixas e com elevados volumes de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. As informações são do Boletim Agrometeorológico divulgado nessa sexta-feira, pelo Governo do Estado. Na segunda, 8, ingressa uma massa de ar frio e seco no RS.

COP 10

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, a proposição do deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP) para a instalação de uma subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de acompanhamento dos Trabalhos da COP 10. A conferência internacional ocorrerá em novembro, no Panamá.

Erva-mate

Em assembleia realizada na tarde desa sexta-feira, 5, Cleomar Konzen, de Vila Palanque, foi reeleito presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva).



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido