Mensagem divulgada pela Prefeitura de Venâncio Aires, nesta semana, convida a população a refletir sobre a importância do isolamento social.
Com números, a mensagem alerta para a estrutura do sistema de saúde. A conta considera se 10% da população for infectada e, destes, 5% necessitarem de cuidados especiais. A UTI que funciona no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) tem apenas 10 leitos. Há uma negociação com o Governo do Estado para ampliar esse número em 14, mas mesmo assim, o número ainda é muito pequeno para uma demanda que pode ser muito maior, ali adiante.
São estimativas, mas que nos fazem refletir sobre os cuidados, sobre a importância de ficar em casa. Esta é a hora!
Testes rápidos
Médico infectologista Marcelo Carneiro, que presta consultoria para o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) fez uma manifestação interessante nesta semana ao destacar a importância dos testes rápidos de Covid-19. Segundo ele, a única forma de saber se a pandemia está no início, meio ou fim, é realizando o exame no maior número de pessoas que tiverem sintomas, sejam leves ou severos.
Segundo o secretário de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber, o Município está avaliando a demanda. “Podemos participar da licitação do Cisvale, bem como, comprar de forma direta.” Cisvale anunciou, nesta semana, licitação para comprar 60 mil kits.