Na edição deste fim de semana, a Folha do Mate circula com 80 páginas, uma das maiores edições impressas do Rio Grande do Sul. Entre diversos conteúdos especiais, incluindo um caderno de 20 páginas que marca o Dia do Gaúcho e evidencia entidades e grupos tradicionalistas de Venâncio Aires, a Folha traz, em duas páginas, uma reportagem especial sobre um gaúcho ilustre: João Bez Batti, conhecido como o poeta das pedras. Sim, um dos maiores escultores do Brasil nasceu em Venâncio Aires.
Na terça-feira, 16, a nossa equipe rompeu as costumeiras fronteiras regionais e foi até Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para ouvi-lo. A reportagem assinada por Débora Kist, com fotos de Renan Zarth, reforça a essência do que acreditamos ser o papel de um jornal local. A dupla percorreu 250 quilômetros — ida e volta — para a produção deste conteúdo, que também renderá um vídeo, em breve.
Esta é a premissa que nos move todos os dias: encontrar fatos, pessoas e histórias que têm raízes em Venâncio Aires e compartilhá-las com a comunidade. O poeta das pedras, como é chamado Bez Batti, abriu o ateliê, o coração, as lembranças e dividiu um pouco da sua rotina — que também reserva espaço para o chimarrão com erva-mate produzida na Capital do Chimarrão.
Mais do que registrar a história de um venâncio-airense que ganhou projeção nacional e internacional, a matéria cumpre a missão de manter viva a conexão entre a cidade e seus filhos — estejam eles onde estiverem.

Da diversão ao endividamento: Venâncio trata pacientes com vício em jogos online
‘Saúde mental e os impactos no mercado de trabalho’ foi o tema do painel Gente & Negócios 2025 realizado pela Folha do Mate e Terra FM na quinta-feira, 18, ao vivo da AABB.
Durante a transmissão, um alerta importante veio à tona: o vício em jogos online e o superendividamento que ele provoca. Esta já é uma realidade que afeta famílias, o mercado de trabalho e a economia.
O secretário municipal de Governança, Tiago Quintana, que estava na plateia ao lado do prefeiro Jarbas da Rosa, contribuiu com o debate ao revelar que hoje o município acompanha 10 pacientes em tratamento na rede pública de saúde por dependência de jogos. “Inclusive já registramos internações por esse motivo”, disse Quintana.
A dependência de jogos online afeta a saúde mental, gera dívidas e pode levar a uma espiral de problemas emocionais e financeiros difíceis de reverter. Precisamos falar sobre isso, sem tabu, e buscar caminhos para prevenção e acolhimento. É um tema que já está em debate no Congresso Nacional, mas precisa avançar. Nos últimos anos, o país registrou um aumento expressivo das apostas virtuais, com forte impacto nas classes D e E, incluindo milhões de beneficiários do Bolsa Família.
Secretário de Turismo do RS em Venâncio
No dia 1º de outubro, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, estará em Venâncio para conhecer duas iniciativas do setor na Capital do Chimarrão: a construção do maior monumento em formato de cuia do Brasil, em Linha Monte Belo, e a proposta para erguer o maior anfiteatro da região (com 1,3 mil lugares), no bairro Aviação. O encontro foi articulado pelo vereador Alberto Sausen (Podemos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo.
A cuia gigante é iniciativa liderada por um empresário que prefere ficar no anonimato, por enquanto. Já o segundo projeto é da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura de Venâncio Aires (AACemuc). A agenda de Santini inclui uma reunião-almoço na Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac, com lideranças políticas, empresariais e culturais.
Parabéns, gaúchos!
Venâncio é uma das cidades do Rio Grande do Sul que mais ‘vive’ o tradicionalismo gaúcho durante o ano todo. São quase duas dezenas de entidades e grupos que mantêm um calendário de atividades culturais e campeiras nos 12 meses do ano e, claro, aguardam com expectativa pela Semana Farroupilha, para enaltecer ainda mais o orgulho pelas tradições do estado. Parabéns a esses gaúchos e gaúchas que propagam mais do que pilchas e o nosso gauchês, mas a essência de quem mora nesta terra.
Bem-vinda, primavera!
A primavera, conhecida como a estação das flores, chega na segunda-feira, 22, às 15h19min. O aumento da temperatura e da umidade do ar após o inverno favorece o desabrochar de inúmeras espécies de plantas, que voltam a brotar, crescer e encher as paisagens de cor e vida com suas flores.
Pressão 12 por 8
Uma nova diretriz brasileira de manejo da pressão arterial passa a considerar a aferição 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão. A reclassificação tem como objetivo identificar precocemente indivíduos em risco e atuar na prevenção.