A Folha do Mate publica, nesta quinta-feira, reportagem assinada pelos repórteres Ismael Stürmer e Juan Grings, que mostra uma situação preocupante na Usina de Triagem, em Linha Estrela. É para lá que todo lixo recolhido na casa dos venâncio-airenses é levado para que seja feita a triagem dos resíduos. O que não puder ser reciclado, é destinado a Minas do Leão, na região Carbonífera, a cerca de 130 quilômetros de Venâncio, onde fica o aterro sanitário. Desde o começo de fevereiro, não há uma empresa responsável pela triagem e o local virou uma espécie de lixão a céu aberto. Curiosamente, a situação é pauta justamente na semana em que o local completa 25 anos. A edição da Folha do Mate de 12 de março de 1999 registrou o início do funcionamento do local, que entrou em operação em 15 de março daquele ano, para inaugurar uma nova era de coleta e destinação de lixo no município. A estrutura também deu fim ao lixão no bairro Battiisti.
Lula vem ao Vale
A região terá um momento histórico na tarde desta sexta-feira, 15, com a visita de um presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na cidade vizinha, em Lajeado, para prestar contas aos municípios do Vale do Taquari atingidos pelas enchentes registradas no ano passado. E ele não vem sozinho. Mais sete ministros estarão acompanhando a visita ao Rio Grande do Sul.
Em setembro do ano passado, o vice-presidente Geraldo Alckmin, enquanto presidente em exercício, fez uma visita às áreas atingidas, mas Lula foi cobrado por lideranças pelo fato de não ter visitado a região logo após uma das maiores tragédias climáticas do estado, mas cumpria diversas agendas no exterior.
O presidente vem ao Vale com a promessa de também fazer anúncios de investimentos para projetos robustos. É o que esperam os prefeitos da região, que não querem apenas um balanço ou tapinha nas costas.
O chefe do Executivo de Venâncio Aires e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jarbas da Rosa, defende que a região tenha um projeto estruturante, com investimentos a médio e longo prazo. Os efeitos climáticos vêm mostrando sua força e ocorrendo em frequência cada vez maior, o que exige que os governos estejam mais preparados.
A equipe de reportagem da Folha do Mate e Terra FM estará em Lajeado, no Teatro da Univates, e traz todos os detalhes ao vivo no 105.1 FM, nas redes sociais e a cobertura completa na edição de fim de semana.
Mais Médicos
O Rio Grande do Sul receberá 90 profissionais que irão atuar por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo programa Mais Médicos. Os contratados são estrangeiros ou brasileiros formados no exterior, também chamados de intercambistas.
Os médicos irão atuar em 45 cidades gaúchas, entre elas, Venâncio Aires, que receberá um novo profissional. Atualmente, a Capital do Chimarrão já conta com dois médicos pelo programa. Conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, são duas cubanas, sendo que uma atua na unidade de saúde do bairro Battisti e outra em Centro Linha Brasil. “O próximo ainda vamos compor conforme a característica do profissional e necessidade da demanda”, disse Quintana.
Vagas de emprego
Nesta semana, a empresa de Lajeado, a BRF utilizou serviços de carros de som para anunciar pelas ruas de Venâncio que há vagas de emprego para quem tem interesse em trabalhar na cidade vizinha. A falta de mão de obra para indústrias é uma realidade. Assim como empresas de fora buscam trabalhadores aqui, muitas indústrias de Venâncio buscam funcionários em outros municípios para completar seus quadros.
Divulgação da Fenachim
Faltam menos de 50 dias para a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e os preparativos para o maior evento de Venâncio Aires se intensificam. Na terça-feira, 12, o prefeito Jarbas da Rosa e a coordenadora de Marketing, Daiana Nervo, apresentaram os potenciais da festa na Assembleia Legislativa, na capital.
Por intermédio do deputado Airton Artus (PDT), ex-prefeito de Venâncio Aires, a Assembleia estuda a descentralização das suas ações durante a festa, que ocorrerá de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio, no Parque do Chimarrão. A comitiva foi recebida pelo presidente do Parlamento gaúcho, o deputado Adolfo Brito (Progressistas).
Amado vem aí!
Ele marcou gerações, tem mais de 40 anos de carreira e é um dos cantores ‘mais amados’ do país. Amado Batista se apresenta em Venâncio Aires no dia 22 de março, na sexta-feira à noite. Ele será a grande atração do evento que vai marcar o lançamento da programação completa da 17ª Fenachim e a apresentação dos trajes sociais das soberanas.