Nesta quinta-feira, 21, a Folha do Mate publica uma reportagem especial que destaca o trabalho desenvolvido pela ONG Parceiros da Esperança (Paresp).
A entidade atende 106 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Mas, se fosse atender toda a demanda, o número de atendimentos seria bem maior. Atualmente, há 70 nomes na lista de espera. No entanto, abrir novas vagas depende de recursos financeiros, pois a estrutura comporta 250 atendimentos.
Muitas crianças matriculadas passam anos sendo atendidas pela entidade e um dos fatores para ela deixar de frequentar a ONG é a independência e estrutura familiar.
Conforme o supervisor administrativo da Paresp, Leonardo Duarte da Rosa, todos os anos são feitas reavaliações profissionais da estrutura familiar das crianças maiores. Se os pareceres indicarem que a família conta com boa estrutura, o adolescente é desligado da entidade e abre-se a vaga para atendimento de outra criança. “Nosso principal critério para acolher uma criança é a vulnerabilidade e o risco no núcleo familiar, mas quando vemos que a família já foi reestruturada, depois de anos na Paresp, liberamos.”, explicou. No próximo ano, 20 novas vagas serão liberadas. A prioridade no atendimento são crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, no entanto, a entidade atende na faixa etária que varia dos 4 a 17 anos.
Quem não conhece a Paresp, convido a ler a reportagem nas páginas 4 e 5, onde você também confere como ajudar a entidade. Além disso, a ONG está sempre de portas abertas para quem deseja conhecer pessoalmente o trabalho da ONG, localizada no bairro Morsch.
Bolachas de Natal
No período que antecede o Natal, diversas tradições se mantém e passam de geração para geração. Uma delas é o preparo de bolachas decoradas, uma tradição alemã que segue forte na nossa região.
É comum avós, mães, filhos e netos se reunirem na cozinha para preparar a massa, moldá-la em diferentes formatos, assar e depois colocar a criatividade na decoração dos biscoitos. Aliás, essa etapa é a minha favorita.
Quem mantém essa tradição é Liria Carvalho, moradora de Picada Treib, que fica na localidade de Linha Tangerinas, no interior de Venâncio Aires. Dona Liria, que completou 69 anos na terça-feira, 19, é uma das tantas moradores da Capital do Chimarrão que reservam um tempinho do mês de dezembro para preparar as bolachas que também se tornam presentes de Natal para toda a família. Quem compartilhou esse registro e ajudou nesta deliciosa tarefa foi a filha Margarete de Carvalho Klock. Pelo que soube, não faltaram candidatos para provar as bolachas caseiras da vó Liria.

Destaques da escola Odila
A terça-feira, 19, foi de dupla comemoração para a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer. Com a festa de encerramento do ano letivo marcada para o turno da noite, durante a tarde uma boa notícia chegou com a divulgação dos resultados do vestibular do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Os dois primeiros colocados nos cursos de Refrigeração e Climatização e Informática são estudantes da escola.
Gustavo Rafael Theis foi o primeiro colocado em Informática e Júlia Stange Röhsler em Refrigeração e Climatização. Júlia não irá cursar, pois ainda está no 8º ano e fez o vestibular para obter experiência. Quem compartilha a boa notícia é a diretora Márcia Hinterholz Hickmann. Ela comemora a conquista dos alunos e diz que esse é um estímulo para seguir com o trabalho comprometido pela educação.
A escola Odila tem histórico de bons desempenhos em feiras e projetos, além de destacada participação comunitária. Tudo isso é resultado de alunos, professores e funcionários comprometidos, e pais que vivem o dia a dia da escola.
Doe sangue
Vital Banco de Sangue informa que está com os estoques de sangue tipo O- e B- em níveis críticos. As doações podem ser agendadas pelos telefones 3741-7349 ou 98597-0325. O centro hemoterápico fica localizado na rua Jacob Becker, 1380, junto ao hospital. O atendimento ocorre de segunda a sexta e as doações ocorrem no turno da manhã, das 7h30min às 11h30min.
Atendimentos
Relatório anual da Emater de Venâncio Aires, apresentado ontem, mostra que a entidade realizou mais de 11 mil atendimentos ao longo deste ano. Esse número compreende 1.726 famílias e 86 localidades do município.
Trajes típicos
Nesta sexta-feira, 22, serão apresentados os trajes típicos das soberanas da 17ª Fenachim. A nova vestimenta da rainha e princesas da festa é assinada pela venâncio-airense Luana Sehn. A apresentação oficial ocorre a partir das 20h, durante a programação natalina de Venâncio, na Travessa São Sebastião Mártir.