Venâncio, a 21ª economia do RS

Venâncio Aires subiu quatro posições no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho e voltou a 21ª posição do ranking das maiores economias do Rio Grande do Sul. A lista divulgada nesta sexta-feira, 16, é referente ao ano de 2020. A Capital do Chimarrão tem uma participação no PIB do estado de 0,78%, o que equivale a R$ 3.671.050.738.
Em 2020, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, São Leopoldo, Pelotas e Novo Hamburgo ocuparam, nesta ordem, o ranking das 10 maiores economias do RS. Na comparação com o ano anterior, as cidades permaneceram as mesmas, apenas com alteração em algumas posições. O material é elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Visita da vovó Gegê

A vovó da Rádio Terra FM, a Gegê, é sucesso total. Ela arranca risadas de ouvintes de todas as gerações, inclusive outras vovós, que se identificam e dão boas gargalhadas quando ela entra no ar.
Nesta semana, a vovó Gegê participou de um momento muito especial. Ela visitou Lúcia Kappaun, que na quarta-feira, 14, completou 93 anos.
Atendendo a um pedido especial do neto de Lúcia, o Chrystian Bonato, vovó Gegê e outros integrantes da equipe da Terra FM foram visitar dona Lúcia, que sempre está ligadinha na 105.1 FM em seu radinho.
Quem ganhou a visita foi Dona Lúcia, mas quem se sentiu presenteado foi a equipe da Terra FM, que na segunda-feira, 12, completou 35 anos.

Foto: Marina Mayer

Relíquia de 1903

Foto: Débora Kist

Nesta semana, a jornalista Débora Kist pôde mergulhar mais uma vez na história de Venâncio Aires e acessar um dos documentos mais antigos do município.
Trata-se do orçamento da então “Intendência Municipal de Venâncio Ayres”, datado de outubro de 1903, projetando as finanças para 1904, durante o governo de Narciso Mariante de Campos.
Nessas páginas amareladas, estão decretos referentes a, por exemplo, “indústrias e profissões, locomoção terrestre, jogos e divertimentos, e diversos impostos”. Também chama atenção a frase “orça a receita e fixa a despesa”, ainda hoje usada na formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Essa relíquia faz parte do acervo de José Eleir de Macedo, neto de José Duarte de Macedo, o qual deu início, há quase 100 anos, ao trabalho como agrimensor, demarcando o território venâncio-airense. A história dos Macedo, que estão na quarta geração ajudando a projetar e medindo o município, está contada em reportagem assinada por Débora Kist, publicada neste fim de semana na versão impressa e no site folhadomate.com. Leitura imperdível!

Avenida

A Prefeitura de Venâncio Aires trabalha para viabilizar o asfaltamento da Avenida Ruperti Filho. A obra é fundamental para que parte do fluxo de veículos da região central possa ser canalizado para essa via que, atualmente, é evitada por muitos motoristas.

Férias

O clima já é de férias para muitos estudantes de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires. Nesta semana, também iniciam as férias coletivas de algumas empresas e indústrias.

Nomes mais escolhidos

Neste ano de 2022, os nomes mais escolhidos pelos pais para seus filhos recém-nascidos no Brasil foram Helena e Miguel. Isso é o que apontou o BabyCenter Brasil. O ranking, que existe há 14 anos, foi feito a partir dos dados referentes a 294 mil bebês nascidos no ano de 2022 e cadastrados na plataforma digital.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido