
A venâncio-airense Alessandra Lehmen foi nomeada pelo governador Eduardo Leite, neste mês, para atuar no Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul. Trata-se de um órgão formado por especialistas e pesquisadores nomeados pelo Governo do Estado. A nova relação de membros consta em publicação do Diário Oficial do Estado.
Criado após a enchente históricas de 2024, o grupo de trabalho é vinculado à Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e tem atribuições consultivas e propositivas. O comitê coloca em discussão ações e políticas públicas voltadas para a adaptação e resiliência climática.
Alessandra reside em Porto Alegre. Ela é advogada e professora de Direito do Clima e participa de inúmeras entidades e conselhos sobre clima. No currículo, ela tem participação em eventos nacionais e internacionais. Também é presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB RS e membro da Comissão Nacional de Mudanças Climáticas do Conselho Federal da OAB. “Ansiosa para trabalhar ao lado de cientistas líderes e contribuir com conhecimentos jurídicos, no contexto do plano de reconstrução do Estado – Plano Rio Grande -, para ajudar a construir uma sociedade mais resiliente ao clima”, escreveu em rede social, ao compartilhar a nomeação.