Venâncio Aires é um município com vocação agrícola. Além do protagonismo na produção de tabaco, a Capital do Chimarrão figura entre os maiores do Rio Grande do Sul em diferentes cadeias produtivas, o que mostra que tem uma agricultura diversificada. Esse destaque pode ser conferido na revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2025 lançada na terça-feira, 2, na 48ª Expointer. A publicação mostra que o agronegócio segue como principal motor da economia do estado, responsável por cerca de 40% do PIB gaúcho.
Na relação das culturas agrícolas, a revista destaca os 10 maiores produtores de cada uma. Venâncio aparece em terceiro lugar na produção tabaco no Rio Grande do Sul (é segundo na relação divulgada pela Afubra recentemente), 6º lugar na produção de milho grão e também 6º no cultivo de milho silagem. Venâncio também é destaque na avicultura, sendo o 9º maior produtor de carne de frango do estado. Aliás, a criação de aves já se consolida como a segunda matriz produtiva no município, segundo a Emater local.

A erva-mate, cultura que Venâncio já foi uma referência como um dos maiores produtores gaúchos na década de 90, é produzida em 173 municípios atualmente. A Capital do Chimarrão não aparece na relação dos 10 maiores. O ranking é liderado por Ilópolis, Arvorezinha e Anta Gorda.
Na microrregião, Mato Leitão aparece como um dos maiores criadores de peixes do estado. A Cidades das Orquídeas está em terceiro no ranking da piscicultura, atrás da vizinha Cruzeiro do Sul e Ijuí.

Secretário de Agricultura do RS, Edivilson Brum participou do lançamento da revista durante a 48ª Expointer, na terça (Foto: Elstor Hanzen/Ascom Expointer)

O peso do tabaco na economia

Os números divulgados nesta semana pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), a partir de informações da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), reforçam algo que Venâncio Aires e a região já sabem há décadas: o tabaco é uma engrenagem fundamental da economia gaúcha, em especial, do Vale do Rio Pardo. Só em retorno de ICMS, a cultura garantirá R$ 73 milhões aos municípios gaúchos em 2025, dos quais R$ 3,4 milhões para Venâncio Aires, que é um dos maiores produtores de tabaco do país. Venâncio é o quarto município gaúcho que mais receberá retorno de ICMS proveniente do tabaco em 2025.
Apesar dos rótulos que recaem sobre a cadeia produtiva, especialmene em anos de Conferência das Partes da Conveção-Quadro para o Controle do Tabaco, os dados traduzem a relevância para milhares de famílias rurais, para os trabalhadores da indústria e nos cofres das Prefeituras para realização de investimentos que retornaram à população do campo e da cidade. A relevância do setor estará em debate hoje, na programação da 48ª Expointer. Hoje, às 14h, uma audiência pública, que terá cobertura da Folha do Mate e Terra FM, mobilizará diversas lideranças do estado, inclusive prefeitos e vereadores de municípios produtores. A reunião vai debater as expectativas e possíveis impactos das decisões da COP do Tabaco, evento que chega à 11ª edição e ocorrerá em novembro, na Suíça.

Novo concurso público vem aí

A Prefeitura de Venâncio Aires oficializou a comissão que será responsável pela organizadção de um novo concurso público previsto ainda para este ano. O grupo será responsável por elaborar o edital e acompanhar todas as etapas do processo, que contará também com equipe de apoio e auditoria do Controle Interno. A lista de cargos e vagas deve ser divulgada nas próxima semanas. As áreas de saúde e educação devem ser as principais contempladas.

Painel vai pautar prevenção de acidentes e segurança viária

O trânsito e seus desafios estarão em pauta no dia 29 de setembro durante o Painel de Trânsito – Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes, que ocorre na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O evento reunirá autoridades, especialistas e comunidade para tratar de soluções práticas voltadas à redução de acidentes e à promoção de um trânsito mais seguro. A iniciativa integra a Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro em todo o Brasil, com o objetivo de estimular a conscientização e a responsabilidade de todos os usuários das vias.
A programação contará com três painéis: o primeiro abordará sinistros e infrações de trânsito, o segundo tratará da resposta e atendimento a ocorrências e o terceiro discutirá educação e comunicação no trânsito. Os participantes poderão encaminhar perguntas por escrito, que serão respondidas pelos painelistas. O evento inicia às 8h e segue até o meio-dia, com abertura oficial, realização dos painéis e espaço para participação do público. A programação é aberta ao público e toda a comunidade está convidada a participar.

Apresentação das candidatas a soberanas da Fenachim será dia 14

As moradoras de Venâncio Aires que desejam concorrer aos títulos de rainha e princesas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) têm poucos dias para se inscreverem no concurso que vai eleger o trio da edição comemorativa aos 40 anos da maior festa de Venâncio Aires. Mulheres entre 18 e 30 anos podem se candidatar até a segunda-feira, 8. Segundo o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, não haverá prorrogação do prazo. A ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis no site da Prefeitura e na sede da secretaria. A final do concurso será no dia 8 de novembro. Antes disso, as candidatas passarão por uma série de atividades e compromomissos de avaliação, incluindo uma prova escrita, a avaliação do chimarrão e uma entrevista frente a frente com os jurados. Esse momento, que será na véspera da final do concurso, terá um peso de 30% na nota final.
A apresentação oficial das candidatas está marcada para o dia 14 de setembro, último dia da Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires e início da programação da Semana Farroupilha, no Parque do Chimarrão.
A Folha do Mate e Terra FM preparam cobertura especial de todas as etapas do concurso, da apresentação à noite de escolha que promete resgatar a história da Fenachim, criada em 1986.

O atual trio de soberanas na Expointer, que tem a princesa da 17ª Fenachim, Larissa Maciel, como princesa na corte da feira