Informe Epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado ontem, às 18h20min, confirma o primeiro caso de coronavírus em Venâncio Aires. Com isso, a Capital do Chimarrão entra no mapa divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde o qual confirma 685 casos e 17 óbitos no RS.
No Vale do Taquari são 37 casos e no Vale do Rio Pardo, além de Venâncio, Santa Cruz tem um caso e Rio Pardo, também um. Encruzilhada do Sul tem dois casos e um óbito por Covid-19.
“Faça a sua parte […]. Agora, a nossa responsabilidade e preocupação número 1 é cuidar das pessoas, da vida, da saúde da nossa comunidade.”
GIOVANE WICKERT
Prefeito de Venâncio Aires ao confirmar primeiro caso de Covid-19 no município.
Vamos falar dos curados?
446.860. Este é o número de pessoas que já se curaram no mundo em meio à pandemia do coronavírus até o fim da noite de ontem, segundo dados da universidade americana Johns Hopkins.
A China, país onde o vírus surgiu no fim de dezembro, é a líder em números de cura, com mais de 78 mil pessoas recuperadas. Em seguida, aparece a Espanha, com mais de 64 mil curados. O Brasil, que tem 23.430 casos e 1,3 mil mortes, registra 173 pessoas curadas, segundo o monitoramento em tempo real feito pela Johns Hopkins.
Boa notícia
Ontem à tarde, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, confirmou que já entrou na conta da Prefeitura o valor de quase R$ 1,2 milhão, recurso enviado pelo Governo Federal, referente ao complemento do teto de média e alta complexidade (MAC) e que deve ser utilizado exclusivamente em ações de combate do coronavírus.
25 mil
é o número de testes rápidos que o Governo do Estado vai distribuir, nos próximos dias, aos municípios gaúchos. O critério é a proporcionalidade da população, o que deve render, a Venâncio Aires, cerca de 180 testes.
Luz para todos nós
Compartilho com os leitores uma linda imagem registrada durante a celebração da Vigília Pascal, realizada na noite de sábado, véspera da Páscoa, na Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
Neste momento de renovação e esperança, esta imagem representa mais do que a fé e luz. Ela também simboliza união (da comunidade) e sabedoria (dos livros, da ciência e das notícias confiáveis) para enfrentar os desafios da pandemia de coronavírus.
Sua Solidariedade é um Prato Cheio
Encerra na quinta-feira, 16, o prazo para inscrições para recebimento dos kits de alimentos da campanha Sua Solidariedade é Um Prato Cheio. De acordo com a primeira-dama, Cristiane Wickert, o prazo para os agendamentos, que estava previsto para encerrar dia 9, será estendido por conta da grande procura de famílias que necessitam de auxílio neste momento, em meio à pandemia do coronavírus.
As famílias interessadas em receber um kit passam por uma avaliação, com uma profissional, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social. A coleta de dados deve ser agendada com antecedência pelos telefones 3741-8823 ou 3983-1030. Ao atender aos requisitos, o requerente recebe o kit na mesma hora.
Como ajudar?
A arrecadação de alimentos continua e as doações podem ser realizadas nos mercados parceiros: Lenz, Imec, Marel, Gollmann, Schlosser, Rancho Atacadista, Parema, DoBom, Frey e Rede Vivo ou ainda quem quiser ajudar com qualquer valor, pode colaborar depositando na conta corrente do Fundo Municipal de Assistência Social: nº 91656-0, agência 0672, do Banco do Brasil.
Redução de salários
Indústrias de Venâncio Aires estão reduzindo os salários e, consequentemente, a carga horária de funcionários. Pelo que foi apurado pela equipe de reportagem da Folha do Mate, o corte chega a 70%.
O governo pagará um benefício calculado com base no seguro-desemprego, a depender do percentual da redução. Sem o chamado Programa Emergencial de Manutenção do Emprego, o governo federal calcula que 12 milhões de brasileiros poderiam perder seus postos de trabalho.
Leite reduz o salário
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na última sexta-feira, 10, o corte de 30% no próprio salário. A redução vale pelos próximos três meses. O percentual, segundo ele, foi baseado no que o Estado projeta de queda na arrecadação.
Festa Evangélica
A 72ª Festa Evangélica de Venâncio Aires deve ser cancelada. Prevista para ocorrer dias 2 e 3 de maio, a tradicional festa da comunidade evangélica luterana foi tema de uma reunião na noite de ontem, entre diretoria e casais festeiros.