Depois de Santa Cruz do Sul, Candelária e Rio Pardo, Venâncio Aires também se prepara para receber uma das audiências públicas promovidas pela Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP 10, realizada pela Assembleia Legislativa. Venâncio, que é um dos maiores produtores de tabaco do país, vai sediar a reunião no dia 24 de agosto. Local e horários ainda não estão confirmados. A iniciativa é do deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (foto), do Partido Progressistas.
Segundo o parlamentar, o objetivo do grupo é percorrer o estado e debater preocupações e demandas referentes à 10ª Conferências das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorrerá em novembro, no Panamá. Nos encontros, entidades, produtores, lideranças, prefeitos e vereadores são ouvidos. A subcomissão, que é vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, apresentará relatório final até o dia 12 de setembro.

União pelo Museu

A diretoria do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) terá uma reunião, hoje à noite, para anunciar uma nova campanha em prol do Museu. Conforme adiantou o presidente Cristiano Pilz, o objetivo é mobilizar a comunidade com doações que possam auxiliar a entidade a manter as atividades.

Encontro Regional de Mulheres Rurais será na Capital do Chimarrão

Em 19 de abril de 2024, Venâncio Aires vai sediar o 3º Encontro D’elas. Trata-se de um evento regional que reunirá mulheres agricultoras. A iniciativa é organizada pela Emater/Ascar RS em parceria com a Administração Municipal do município anfitrião. O encontro ocorrerá na localidade de Linha Hansel, e deve reunir cerca de mil mulheres de 14 municípios da região.
Ontem, o chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, e a extensionista rural social da unidade local, Viviane Röhrs, estiveram com o prefeito Jarbas da Rosa e a vice-prefeita Izaura Landim para debater a organização do evento que tem como objetivo integrar e valorizar a mulher rural, promovendo autoestima e empoderamento da mulher agricultora. A programação de palestras e temática serão definidas nas próximas semanas.

Qualificação profissional

Dois cursos ofertados pela Prefeitura, por meio do programa Qualifica Venâncio, permanecem com inscrições abertas nesta semana, até o preenchimento das 12 vagas. São os cursos Básico de Motores Ciclo Otto e Básico de Multiteste e Injeção Eletrônica Automotiva.
A etapa de inscrições para essas áreas e outros quatro cursos ocorreu na manhã do sábado, 15, no entanto, esses dois cursos ficaram com vagas sobrando. “Por isso, nós decidimos abrir para a semana a possibilidade de preenchimento. São programações que terão aulas no turno da tarde, o que pode ser a razão por ter restado vagas. No entanto, é uma forma de aproveitarmos que a estrutura vai estar disponível para abrir mais turmas ao longo do dia”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti.
O secretário explica que também foram ampliadas a faixa etária para os alunos, que baixa para 17 anos como idade mínima, e a escolaridade também foi alterada. As inscrições serão por ordem de chegada até o preenchimento total de cada curso e devem ser feitas do espaço Venâncio Empreendedor, que fica na rua Tiradentes, 1.060, de segunda a sexta-feira, das 8hàs 16h. As aulas serão ministradas no Parque do Chimarrão onde estará a carreta do Senai, com os equipamentos e infraestrutura de uma oficina mecânica.