Há uma semana, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Venâncio Aires começou a divulgar, através da página da entidade no Facebook, vídeos informativos sobre os direitos das mulheres.
Intitulada de ‘Diga não à violência contra a mulher’, a campanha busca, de forma simples e objetiva, alertar e também combater a violência contra à mulher.
Os dois primeiros vídeos já estão disponíveis no perfil, que pode ser localizado pelo nome Conselho da Mulher – Comdim VA. O primeiro foi gravado com o delegado Vinícius Assunção, titular da Delegacia de Pronto Atendimento de Venâncio Aires.
O segundo, disponibilizado ontem, é com Bianca Feijó, Diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres, do Governo do Estado. Ela tem ampla experiência no trabalho social contra a violência a mulher.
Segundo a presidente do Conselho, Jalila Stahl Böhm Heinemann, a proposta é lançar um vídeo por semana. “Pensei que devíamos usar um meio atual, para chegar aos olhos e ouvidos das mulheres ou de quem vive perto delas”, comenta, ao se referir aos vídeos.
Ela adianta que o Conselho irá lançar uma campanha de conscientização, em breve. As ações serão destaque no mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Fórum de Educação
O 12º Fórum Internacional e 16º Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires já tem data definida. Neste ano, o evento voltado aos professores ocorrerá mais tarde, em meados de maio.
Segundo a nova secretária municipal de Educação de Venâncio Aires, Alice Theis, o evento ocorrerá entre os dias 13 e 16 de maio, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova) e terá como tema ‘A nova sala de aula. Como motivar e ensinar o aluno a aprender significativamente’.
Lixo nas praias
Um estudo inédito revelou que os banhistas que frequentam as praias no país dividem espaço, a cada trecho de 8 quilômetros (km), com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.
Os dados são resultado da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água.
Secretariado da Convenção-Quadro
A uruguaia Adriana Blanco é a nova Chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Adriana assume o cargo deixado pela médica brasileira Vera Costa e Silva, que esteve à frente do secretariado por cinco anos e meio. Mesmo com a mudança, a liderança do secretariado segue com uma representante da América Latina. “Avançamos na implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco e lançamos uma nova iniciativa com a entrada em vigor do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito em produtos de tabaco”, destacou Vera, em discurso de despedida disponibilizado ontem.
Vera foi uma das principais lideranças das Conferências das Partes (COP) da Convenção-Quadro, bem como, da Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos Tabaco, cuja primeira edição ocorreu em 2018, na Suíça.
Já a COP chega à 9ª edição em 2020. O evento desperta atenção e preocupação de toda a cadeia produtiva do tabaco em virtude das medidas antitabagistas que podem ser acordadas.
