Em uma eleição geral, talvez os personagens menos conhecidos e vistos são os candidatos a vice. Você sabe quem são os vices do candidatos a governador e presidente? Se nas campanhas eles não ganham tanto espaço, politicamente e adminsitrativamente, são peças fundamentais de um governo.
Confira abaixo, os vices dos principais presidenciáveis e candidatos ao Piratini:
Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) tem como candidato a vice, Michel Temer (PMDB), atual vice-presidente da República. A candidata, inclusive, foi multada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não apresentar de forma clara, na propaganda eleitoral, o nome do vice. Pela lei, os nomes de candidatos a vice-presidente ou a suplente de senador devem aparecer em tamanho igual ou superior a 10% em relação ao do cabeça da chapa.
A candidata Marina Silva (PSB), que era vice e assumiu o posto de protagonista da coligação depois da morte trágica de Eduardo Campos tem como candidato a vice o gaúcho Beto Albuquerque, também do PSB. Beto é o vice mais conhecido pela população brasileira, justamente pela troca.
O tucano Aécio Neves tem como candidato a vice o senador Aloysio Nunes Ferreira, também do PSDB. Aloysio Nunes, 69 anos, foi o senador mais votado em São Paulo em 2010, com 11,1 milhões de votos.
Até mesmo os candidatos a vice-governador são pouco conhecidos dos eleitores.
O candidato a reeleição, Tarso Genro (PT) não mantém Beto Grill, atual vice-governador na disputa. Nestas eleições ele terá Abgail Pereira, do PCdoB, como candidata a vice. Nas eleições de 2010 Abgail foi a quarta colocada na eleição ao Senado, somando 1,5 milhão de votos. No governo de Tarso ela foi Secretária de Turismo.
Ana Amélia Lemos (PP) que lidera as pesquisas eleitorais para assumir o comando do Executivo gaúcho tem como candidato a vice o deputado estadual Cassiá Carpes, filiado so Solidariedade. Em 2010, presidiu a Comissão de Assuntos Municipais no Parlamento Gaúcho. Atualmente é o corregedor da Comissão de ética da Assembleia e membro titular das Comissões de Assuntos Municipais e Cidadania e Direitos Humanos e Presidente da Comissão Especial que debaterá problemas de infraestrutura e logística na Faixa de Fronteira.
José Ivo Sartori (PMDB), ex-prefeito de Caxias do Sul, tem como candidato a vice-governador José Paulo Dornelles Cairoli. do PSD. Cairoli, 61 anos, é engenheiro civil e presidente do PSD. Sua experiência como homem público se deu entre 1992 e 1995, quando ocupou a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a convite do então governador Alceu Collares. Foi diretor da Federasul entre 2000 e 2004, vice-presidente entre 2004 e 2006, e presidente de 2006 a 2012.
Vieira da Cunha (PDT) tem como vice Flávio Gomes, do PSC. Ele é advogado e empresário no ramo do mercado imobiliário. Foi presidente do Sindicato da Habitação (SECOVI-RS), do Conselho Regional do SENAC/RS e vice-presidente da Federasul. Atualmente, Flávio é vice-presidente do Sistema Fecomércio SESC/SENAC-RS e Membro do Conselho Superior do Secovi.
E aí? Quantos deles você já conhecia?