O voluntariado promete ser uma marca da próxima Festa Nacional do Chimarrão, agendada para maio de 2022. Nessa sexta-feira, 29, o presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, e o secretário da Associação Festa do Chimarrão, Jairo Bencke, participaram do programa Terra em Uma Hora, da Terra FM e Folha do Mate, e destaram o espírito coletivo e a importância do trabalho voluntário para a execução do evento.
Aliás, o voluntariado já será um dos destaques do evento de escolha das soberanas da festa, que ocorre na noite deste sábado. Conforme Bencke, o exemplo de empenho e a dedicação das entidades que formam a Afenachim, entidade gestora da festa, é o envolvimento direto de 70 pessoas que estarão atuando na execução e organização do evento de escolha da nova corte.
Comissões da Fenachim
O presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, disse que a diretoria executiva já trabalha na organização e formatação das comissões que irão promover a festa, no próximo ano. A seis meses para o maior evento de Venâncio, a meta do grupo é focar em planejamento, captação de recursos e na estrutura do Parque, para que, mais próximo da festa, tudo esteja pronto para dar um ‘start’ na execução desta que será a Fenachim da retomada.
Coração do Cristo de Encantado
Nos últimos dias, a equipe responsável pela construção do Cristo Protetor, no município de Encantado, removeu a estrutura de andaimes que cobria parte do peito da estátua. Com isso, o coração do Cristo Protetor foi completamente revelado. Desta abertura será possível visualizar toda a região, pois será instalada uma vidraça de 3,3 metros de largura e quatro metros de comprimento. Agora, a equipe trabalha na criação do manto, que já cobre grande parte da estrutura, que tem 43,5 metros de altura.

Com o patrono Bráulio Bessa
Assinantes da Folha do Mate tiveram a oportunidade de conhecer o patrono da 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires e participar de uma sessão de autógrafos na quinta-feira, à noite, quando ocorreu a abertura do evento literário, no Parque Municipal do Chimarrão. Nas fotos acima, estão as fãs de Bráulio e leitoras da Folha, Ana Elisia Biesdorf Reis e Ana Luiza Bencke.
Um presente para o patrono
Quem também teve um momento único na abertura da 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires foi a estudante do 7º Ano do Colégio Bom Jesus, Ana Carolina Gomes Uhry. Durante o bate-papo com o patrono Bráulio Bessa, a talentosa Ana Carolina puxou um caderninho e fez um desenho do patrono enquanto ela ouvia os sábios versos de poesia.
Contente com o resultado do desenho, Ana pediu para a mãe, Roberta, que ajudasse ela a entregar o desenho para o patrono. A arte de Ana Carolina foi entregue para o produtor do artista, que ficou encantado com o desenho e acabou devolvendo para que a ela pudesse entregar pessoalmente, no camarim de Bráulio.
Além desta oportunidade de estar ao lado do poeta cearense, o próprio patrono compartilhou, nas redes sociais, a emoção de ter recebido o desenho da jovem artista venâncio-airense. “Enquanto assistia à minha palestra, Ana fez esse desenho que levarei para casa com muito amor”, escreveu o patrono, em postagem no Instagram.
Está dito I
“Muitas vezes não enxergamos um grande artista que está na nossa rua, no nosso bairro […]”
BRÁULIO BESSA – Patrono da 22ª Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires
Está dito II
“Ser soberana da Festa Nacional do Chimarrão foi uma experiência linda, uma bênção pela qual serei eternamente grata, por todo o crescimento e a aprendizagem adquiridos.”
LAVÍNIA WACHHOLZ NAUE – Rainha da 15ª Fenachim. Ela conhece a sucessora neste sábado, 30.