O voluntariado promete ser uma marca da próxima Festa Nacional do Chimarrão, agendada para maio de 2022. Nessa sexta-feira, 29, o presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, e o secretário da Associação Festa do Chimarrão, Jairo Bencke, participaram do programa Terra em Uma Hora, da Terra FM e Folha do Mate, e destaram o espírito coletivo e a importância do trabalho voluntário para a execução do evento.
Aliás, o voluntariado já será um dos destaques do evento de escolha das soberanas da festa, que ocorre na noite deste sábado. Conforme Bencke, o exemplo de empenho e a dedicação das entidades que formam a Afenachim, entidade gestora da festa, é o envolvimento direto de 70 pessoas que estarão atuando na execução e organização do evento de escolha da nova corte.
Comissões da Fenachim
O presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, disse que a diretoria executiva já trabalha na organização e formatação das comissões que irão promover a festa, no próximo ano. A seis meses para o maior evento de Venâncio, a meta do grupo é focar em planejamento, captação de recursos e na estrutura do Parque, para que, mais próximo da festa, tudo esteja pronto para dar um ‘start’ na execução desta que será a Fenachim da retomada.
Coração do Cristo de Encantado
Nos últimos dias, a equipe responsável pela construção do Cristo Protetor, no município de Encantado, removeu a estrutura de andaimes que cobria parte do peito da estátua. Com isso, o coração do Cristo Protetor foi completamente revelado. Desta abertura será possível visualizar toda a região, pois será instalada uma vidraça de 3,3 metros de largura e quatro metros de comprimento. Agora, a equipe trabalha na criação do manto, que já cobre grande parte da estrutura, que tem 43,5 metros de altura.

Com o patrono Bráulio Bessa
Assinantes da Folha do Mate tiveram a oportunidade de conhecer o patrono da 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires e participar de uma sessão de autógrafos na quinta-feira, à noite, quando ocorreu a abertura do evento literário, no Parque Municipal do Chimarrão. Nas fotos acima, estão as fãs de Bráulio e leitoras da Folha, Ana Elisia Biesdorf Reis e Ana Luiza Bencke.
Um presente para o patrono
Quem também teve um momento único na abertura da 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires foi a estudante do 7º Ano do Colégio Bom Jesus, Ana Carolina Gomes Uhry. Durante o bate-papo com o patrono Bráulio Bessa, a talentosa Ana Carolina puxou um caderninho e fez um desenho do patrono enquanto ela ouvia os sábios versos de poesia.
Contente com o resultado do desenho, Ana pediu para a mãe, Roberta, que ajudasse ela a entregar o desenho para o patrono. A arte de Ana Carolina foi entregue para o produtor do artista, que ficou encantado com o desenho e acabou devolvendo para que a ela pudesse entregar pessoalmente, no camarim de Bráulio.
Além desta oportunidade de estar ao lado do poeta cearense, o próprio patrono compartilhou, nas redes sociais, a emoção de ter recebido o desenho da jovem artista venâncio-airense. “Enquanto assistia à minha palestra, Ana fez esse desenho que levarei para casa com muito amor”, escreveu o patrono, em postagem no Instagram.
Está dito I

BRÁULIO BESSA – Patrono da 22ª Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires
Está dito II

LAVÍNIA WACHHOLZ NAUE – Rainha da 15ª Fenachim. Ela conhece a sucessora neste sábado, 30.


