O consultor em jornalismo impresso Wilson Marini, de São Paulo, esteve no sábado, 26, em Venâncio Aires, quando palestrou para as equipes de redação dos oito jornais que integram o Instituto de Cooperação e Desenvolvimento da Mídia Comunitária (Icom), entre eles, a Folha do Mate. O encontro ocorreu no auditório da Folha e foi dividido em três painéis:

‘O mundo glocal (Global + Local): como fica a notícia da cidade’; ‘As novas funções na Redação: fim das figuras clássicas do repórter e do editor’ e; ‘20 pontos principais para fazer um jornal regional focado’.

Foto: Fernando Ulhmann / Folha do MateMarini participou do programa Folha no Ar, no sábado ao meio-dia
Marini participou do programa Folha no Ar, no sábado ao meio-dia

No encontro, Marini destacou a importância de produzir um jornal com credibilidade, com olhar global, mas com essência local. “Precisa ter o espírito da comunidade.” Segundo o consultor, o jornalismo local é o futuro do jornal impresso, que ao longo da história da comunicação, esteve ameaçado diversas vezes pelos avanços tecnológicos, como rádio, a televisão e, por fim, nos anos 90, a internet. Em entrevista ao programa Folha no Ar pela rádio Interativa FM, o consultor disse que não acredita no fim do jornal impresso e sim na tendência do meio digital e impresso andarem juntos. “Existem apocalípticos que prevem o fim do impresso. Falaram isso nos anos 2000 e já estamos em 2014.”

Marini também destacou a necessidade dos jornais se diversificarem e não se limitarem a uma única mídia, que é o que a Folha vem fazendo, ampliando suas plataformas de informação.

Existem coisas que os leitores querem saber e você precisa saber levar de forma rápida, apurada e bem escrita. Além dissom é preciso, sempre, reforçar a importância da identidade do veículo e, a Folha do Mate não perdeu essa essência de estar junto a sua comunidade”

Marini que é jornalista, foi editor do jornal Estadão e outros periódicos do interior de São Paulo, atualmente é editor-executivo da Associação Paulista de Jornais e dedica-se a consultorias, especialmente, a jornais regionais. Ele prestou consultoria editorial para a Folha durante um ano, culminando seu trabalho em março deste ano. No período ele encaminhou, direto de São Paulo, avaliações diárias das edições do jornal, pela internet.

O ICOM  – Além da Folha, integram o Icom os jornais Arauto (Vera Cruz), O Alto Taquari (Arroio do Meio), Primeira Hora (Bom Princípio), O Florense (Flores da Cunha), O Farroupilha (Farroupilha), Tribuna Popular (Sinimbu) e Eco Regional (Arvorezinha).