Mesmo que tenha um número de vítimas por conta do coronavírus em queda, o Rio de Janeiro tem a volta do futebol. Respeito a opinião de cada um mas avalio como um retorno no mínimo equivocado. Pelo que se sabe, depois do pico da pandemia na Europa, o futebol demorou 70 dias para voltar. No Rio de Janeiro teve o pico e 20 dias depois a bola já rola.

Daqui um mês?

Muito se fala que no Rio Grande do Sul tem a possibilidade de um pico maior do coronavírus no fim do mês de junho. Por isso não se tem uma certeza digamos mais concreta que o futebol gaúcho possa retornar em 19 de julho como está projetado. Diante de uma boa margem de segurança, a aposta da vez é pelo retorno no mês de agosto. No Dia dos Pais é bem provável que a bola já esteja rolando. Pretendem aliar o retorno do futebol justamente para movimentar a data. Neste caso, comércio agradece.

Presidente em alta

A imprensa da capital, que acompanha o dia a dia da Federação Gaúcha de Futebol, não cansa de elogiar o presidente da entidade, Luciano Hocsmann. Em apenas meio ano à frente da FGF, o líder tem se firmado como um grande gestor. Dizem que é ‘águia’, cria do ex-presidente Francisco Noveletto. Pouco importa pois o que interessa mesmo é que ele mantenha a transparência da entidade e trabalhe em pról do futebol gaúcho.

Defensor do Guarani

A ‘mãezona’ Cléria Theisen simplesmente ‘adotou’ o zagueiro Lucão que nesta semana realizou um procedimento cirúrgico no joelho da perna esquerda. Jogador se lesionou ainda em janeiro num lance bobo, conforme ele mesmo comentou. Pé trancou no gramado e no giro do corpo o estalo foi inevitável. O complicador foram esses mais de quatro meses esperando a cirurgia que só não foi realizada antes pelo fato dessa pandemia.
O momento do jogador é realmente delicado pois a família está em Recife, Pernambuco. “A saudade aperta. Não tem como eles virem para cá porque na cidade onde moram o surto é grande. Eu sair daqui é complicado, ainda mais diante da atual situação”, declarou o garoto de 20 anos.

Sorte que tem a segunda mãe e uma segunda casa. Que o defensor consiga superar mais essa adversidade.

TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Equipes de futsal aos poucos já se movimentam em termos de retorno aos trabalhos.
Algumas inclusive já ‘sondam’ a realização dos primeiros amistosos. As conversações por exemplo entre Gramado Futsal (RS) e Jaraguá (SC) estão bem adiantadas. A data ainda não está definida mas assim que houver uma liberação por parte das autoridades o encontro irá se concretizar na cidade de Gramado.

# Se não tem jogos ao vivo, resta se contentar com as reprises, muitas delas pra lá de emocionantes. Neste domingo, 21, a TV Brasil irá reprisar, a partir das 11h, o confronto de volta das oitavas de final da Liga Futsal 2019 entre Tubarão (SC) e Marreco (PR). O Marreco venceu a ida por 5 a 3. Na volta o Tubarão fez 2 a 0. Resultado forçou a realização da prorrogação onde a igualdade em 2 a 2 classificou a equipe catarinense. Nas quartas de final o Tubarão parou diante do Jaraguá.

# O Vasco da Gama emitiu comunicado na quinta-feira, 18, que o goleiro Fernando Miguel, 35 anos, renovou contrato até o final de 2022.