No campeonato A Liga estão definidos as duas agremiações finalistas. Passaram as equipes que foram mais competentes nas duas etapas eliminatórias em ida e volta e que avançaram de forma invicta. O River Plate chega na decisão de olho no bicampeonato. Foi campeão na temporada de 2023 quando decidiu o troféu contra o Avante, em Linha Andréas.
O São Luiz vai para sua primeira final na A Liga. Na primeira fase perdeu cinco pontos. Depois disso ensaiou uma recuperação tanto que chega na decisão com a melhor campanha.
Enquanto que o River busca o bi e o São Luiz o primeiro título, tudo isso na categoria Titular, temos uma situação inversa entre os Aspirantes. O São Luiz, quando chegou na final em 2017, foi o campeão. O River Plate já disputou duas finais onde foi vice-campeão.
Definições das datas
A reunião foi na noite desta segunda-feira e hoje a coordenação da A Liga deverá dar o parecer final daquilo que os dois clubes finalistas definiram em termos de datas das finais. Logicamente que com o Guarani disputando a finalíssima da Terceirona Gaúcha no Edmundo Feix, não teremos a ida da decisão até pelo fato do São Luiz também estar disputando o título da categoria Máster do Regional da Aslivata. A volta contra o Rudibar será no domingo, dia 7, em Bom Retiro do Sul.
Voltando para A Liga, as finais devem sair nos dias 14 e 21. Tomara que a previsão do tempo seja bem favorável para termos a presença de um grande público na decisão.
Pela primeira vez na A Liga teremos uma decisão entre as mesmas equipes nas duas categorias.
Deu a lógica no Edmundo Feix
Tudo conspirava a favor do Guarani em subir. Em campo, nos 90 minutos de volta, o Rubro-negro ‘sobrou’. Fez 4 a 0 ao natural. Excelente por demais ao clube que alcançou seu objetivo que era chegar na decisão e com isso garantir o acesso para o Gauchão Série A2 em 2026.
Agora vem o segundo capítulo dessa caminhada que é a busca pelo título. Mesmo que se tenha quem diga que ser campeão ou vice tanto faz porque o acesso é o mais importante, ser campeão serve e muito para o currículo principalmente para quem é da comissão técnica e jogadores. Pra quem até agora é 100% na competição, não custa dar aquele gás a mais na reta final e tentar ser campeão de forma invicta. Melhor será ainda se conseguir carimbar a vaga somente com resultados de vitórias.
Na quinta-feira, dia 4, tem a ida em Caxias do Sul.
No domingo, dia 7, tem a volta no Edmundo Feix com direito a entrega do troféu de campeão.
Que o Guarani possa dar a volta olímpica no gramado. Será mais uma ocasião para o torcedor quem sabe se fazer presente e participar da festa. Agora só falta o título.