Na largada da Copa Serrana, o São Luiz já papou os primeiros três pontos. O clube de Santa Emília foi melhor em relação ao desfalcado River Plate. A equipe de Marechal Floriano teve que puxar um meia e atacante para preencher posições como nas laterais. O São Luiz, mesmo em meio ao Carnaval, conseguiu mobilizar seu grupo para o jogo inaugural. Com o 1 a 0 dentro dos 90 minutos, o São Luiz começou o ano conquistando a Supercopa. O primeiro jogo da Serrana serve como prévia daquilo que veremos em 2024 onde todos os clubes se reforçaram. A competição vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos. O investimento de muitos clubes já é bem considerável.
Planos para o futuro
Muitos são os dirigentes de clubes que dizem que a Copa Serrana chegou no patamar máximo. Falam mas a cada ano se reforçam e quando se trata de reforços, nunca é para menos. Já existe uma certa mobilização de clubes que pensam em até outra competição com moldes na A Liga que busca priorizar os pratas da casa. Se sabe que A Liga também está bem mais adiantada que somente priorizar os jogadores da casa mas ao menos é um campeonato mais barato. Pela grandeza que a Copa Serrana alcançou, surgem ideias de torná-la mais atrativa. Uma das sugestões seria encurtar a primeira fase – dois jogos em casa e dois fora. Seis poderiam avançar para uma espécie de 1ª Divisão e outros seis ficariam para a 2ª Divisão. No primeiro mata-mata já se chegaria em uma semifinal. Em ambas divisões, os dois finalistas disputariam um total de 10 jogos. As opções dos jogos eliminatórios seriam num sábado joga a 1ª Divisão e no domingo a 2ª Divisão. Na volta haveria a inversão: no sábado a ‘segunda’ e no domingo a ‘primeira’. Seria assim até apontar os campeões. Uma sugestão para ser avaliada. Tornaria sim a Copa Serrana mais atrativa e abriria uma chance maior para os clubes terem a oportunidade de título em uma ou em outra série.
É bom reforçar que a Copa Serrana de 2024 está definida e não se mexe mais. Quem sabe para o próximo ano possamos ter mudanças no seu formato pois não podemos mais ter a redução de times presentes. O ideal é manter e até mesmo ampliar pois a Copa Serrana é o nosso campeonato de maior referência.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Para a continuidade do Gauchão, o Santa Cruz anunciou dois reforços no começo desta semana. Um deles é William Bartholdi, 25 anos, garoto que já defendeu as cores do Guarani.
A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) anunciou no fim de semana que o Atlântico, de Erechim, irá voltar a disputar o Gauchão de Futsal. A competição é distinta à Liga Gaúcha que tem Assoeva, ACBF e até mesmo o clube de Erechim.