Entra ano e passa ano e a Divisão de Acesso não muda. No returno da primeira fase sempre tem clubes que constam com irregularidades na questão de atletas que não deveriam jogar e acabam em campo. Na maioria das vezes é por total descuido interno dos próprios dirigentes.
Nesta semana ‘estourou’ a primeira. No Grupo ‘A’, o Tupi, de Crissiumal, acabou perdendo seis pontos na tabela. Estava até então com 14 e na terceira posição. Agora, com oito pontos, passa a ser o sétimo colocado. O Tupi deixa o grupo dos classificados e corre agora contra o rebaixamento. O Veranópolis é o oitavo colocado também com oito pontos. Os dois times se enfrentam na última rodada.
O mesmo Tupi deve encaminhar agora uma outra denúncia de escalação de atleta irregular. Só que agora envolve o Gaúcho, de Passo Fundo. Mais pano pra manga.
Na chave do Guarani também devemos ter surpresas nos próximos dias. Clubes fizeram denúncias em relação ao Inter de Santa Maria também ter escalado jogador de forma irregular.
A maioria dos clubes estão de ‘antenas ligadas’. O Guarani não é diferente pois o desfecho final em algumas situações pode acender uma certa luz no fim do túnel. Mesmo diante das tantas dificuldades e pela ‘infelicidade’ de ainda não ter vencido na Divisão de Acesso, o Guarani ainda pode escapar da ‘degola’. Tudo indica que a denúncia contra o Inter/SM não deve ser a única do Grupo B. Tem mais clubes que parece que andaram cometendo equívocos em alguns jogos. São questões extra-campo que já movimentam os bastidores. Pelo visto o Tribunal da FGF vai trabalhar e muito nesta reta final do primeiro turno da competição.
Muito aquém do esperado
A campanha da Assoeva poderia ser melhor neste começo do Gauchão de Futsal Série A. Em casa a equipe fez sua parte num bom jogo e com uma boa vitória diante do Atlântico. Fora de casa o desempenho não é o mesmo. Perdeu em Guaporé, venceu em Carazinho e acabou sendo derrotada em Passo Fundo. Enquanto isso outras equipes já disparam. A ACBF é um exemplo. Tem quatro vitórias. Casca e até o Passo Fundo já estão à frente, a exemplo do Santa Rosa. O Atlântico, quando chegar aos quatro jogos, também já deve passar a Assoeva. Os clubes de ponta dificilmente irão perder pontos. Contra Guaporé, Yeesco e Passo Fundo, mesmo que tenham sido jogos fora de casa, a Assoeva deveria ter pontuado mais. No Gauchão não tem ida e volta na primeira fase. Não tem como recuperar pontos no returno.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Passo Fundo contrata reforço de peso para a sequência do Gauchão. Jacson Samuray, 33 anos, que estava no Pato, foi recebido com festa.