No campeonato A Liga, boa parte das equipes está com dois jogos. Nos dois grupos tem três times com quatro pontos dividindo a liderança. Até agora ninguém venceu dois jogos para assim disparar na ponta da tabela. Diante do vence uma e empata a até mesmo do ganha uma e perde outra, é visível o equilíbrio dentro da classificatória. Algumas pessoas relatam que acham que os times do grupo B estão mais encorpados perante aqueles que compõem a Chave ‘A’. No papel até pode ser mas é algo que precisa ser comprovado dentro das quatro linhas e essa certeza somente teremos quando houver a fase quartas de final. É somente no mata-mata que haverá o enfrentamento de uma chave contra a outra. Até essa eliminatória se concretizar, tem muito jogo ainda por acontecer.
Mudança no calendário
Os nove clubes participantes da Terceirona Gaúcha ganharam mais uma semana até a estreia na competição que passou do dia 21 para 28 de setembro. A tabela de jogos ao menos para o Guarani segue a mesma já anunciada e divulgada. O Rubro-negro começa em casa contra o Novo Horizonte. Depois enfrenta a Apafut fora. Na terceira rodada recebe o Clube 92. O jogo seguinte será contra o Nova Prata, fora de casa. A quinta rodada, que será em meio a semana, o Guarani estará de folga, a exemplo do começo do returno. Lá na antepenúltima rodada, isso no dia 5 de novembro, quarta-feira, o Guarani irá jogar em Carazinho.
No dia 16 de novembro encerra a primeira fase e tomara que o Guarani esteja entre os dois primeiros colocados no seu grupo para então disputar a fase semifinal.
Derrota no jogo-treino
O Guarani perdeu o jogo-treino para o time do Sindicato por 1 a 0. O técnico Gilmar Iser aproveitou todos os jogadores à disposição. Ficaram de fora no mínimo três jogadores que irão figurar entre os 11 titulares. É o caso do zagueiro Dênis que não atuou por estar no Departamento Médico. O volante Sampson ainda está em estágio de se adequar à preparação física, O meia Murilo Xavier também ficou de fora. São três peças que mudam a cara do time. Passado o jogo-treino e com o que viu, o técnico Gilmar Iser podemos dizer que terá bastante trabalho para montar o time. Vem aí agora o amistoso contra o Esportivo que vem de uma Divisão de Acesso e com mais reforços para a Copinha que começa na sequência. O jogo certamente irá exigir bem mais do Guarani. O lado bom é justamente essa exigência diante dos times maiores e melhores. Vencer agora não adianta muito. O melhor de tudo é procurar se ajustar, tentar mostrar uma forma de jogar para depois, na Terceirona, quando realmente for para valer, começar com o pé direito e dar continuidade a uma boa campanha.