Na semana que antecede o compromisso pela última rodada da primeira fase da Divisão de Acesso, o Guarani ingressa no TJD da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), dando conta de uma infração cometida pelo Inter/SM que utilizou nove jogadores da Série A enquanto que são permitidos somente oito. Já tivemos episódios dessa natureza em competições anteriores. O Bagé, quando cometeu infração como essa, acabou perdendo pontos que culminaram com o rebaixamento. Ano passado o Avenida também cometeu o equívoco mas levou multa somente em dinheiro.
Se o Guarani tem provas suficientes do erro do Inter/SM, está mais que correto e é do seu direito levar adiante a questão. Muitos podem se apegar ao fato do Guarani não ter somado pontos suficientes e agora quer no tapetão ao menos permanecer na Divisão de Acesso. Mas não pode também uma equipe cair enquanto que uma outra, infringindo a regra da competição, passar ilesa. Cabe ao Tribunal averiguar os fatos para depois se pronunciar se aceita ou não a denúncia. Se for comprovado algo, eis que surge uma luz no fim do túnel. Se o time de Santa Maria fosse perder nove pontos ficaria atrás do Guarani. Daí vem a questão do confronto direto na última rodada onde o time de Venâncio Aires teria a vantagem do empate. Quem diria. Mais um imbróglio a ser resolvido.
Comprometimento
Uma semana inteira de preparação. É o tempo que dessa vez a Assoeva tem para traçar a estratégia para o jogo de domingo contra o Santo André Intelli. Esse não é jogo de seis pontos e nem daqueles de confronto direto por vaga na G16. O clube paulista está brigando por algo mais nesta primeira fase. A meta é o G8. Só que a Assoeva está numa situação que não tem como trocar a vitória por outro resultado. Vencer não é a garantia da Assoeva ingressar no G16. Quem está na frente tem que tropeçar para daí sim a Assoeva avançar. A Assoeva tem jogo duro pela frente. Qualquer ponto perdido em seus domínios nesse momento decisivo pode mais tarde custar a classificação. A Assoeva ainda não conquistou aquela sobra de pontos. Ainda está correndo atrás e por isso o comprometimento nos trabalhos dessa semana será fundamental para alcançar o objetivo que almeja.
Em seis jogos fora de casa, o Santo André Intelli tem uma vitória, três empates e duas derrotas.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
O garoto João Rey, destaque da Sub-20 da Assoeva em 2022 e que subiu à equipe profissional da Assoeva em 2023, comunicou nessa semana seu desligamento do clube.
Domingo, depois do jogo da Assoeva pela Liga Futsal, as categorias de base da equipe irão atuar pelo Gauchão: Sub-13, Sub-15 e Sub-20.