Nesta semana foi liberada e apresentada a tabela definitiva dos 276 jogos da primeira fase da Liga Nacional de Futsal 2023. A composição dos jogos até que foi generosa com a Assoeva que consta na relação das equipes com 12 jogos em casa e 11 fora. Serão seis jogos nos outros dois estados do sul: quatro serão em Santa Catarina e dois no Paraná. Até São Paulo a Assoeva irá três vezes e lá irá enfrentar dois grandes adversários: Magnus e Corinthians. Mesmo tendo que viajar uma vez até Minas Gerais, ao menos contra o Brasília, do Distrito Federal, o jogo será em Venâncio Aires.

Entre os 11 jogos no Poliesportivo, cinco serão contra os paranaenses. Entre os clássicos gaúchos a Assoeva pega o Atlântico, em Erechim, e a ACBF, no Poliesportivo.

Nesta série de jogos da Assoeva diante do seu torcedor, ao menos dez deles serão aos domingos, às 11h. O dia e horário não é lá uma grande novidade para o torcedor. Tem quem aprova assim como tem quem vê como não sendo a melhor opção. O certo é que para o público comparecer em bom número é preciso a mobilização da direção no que se refere a promoções no valor do ingresso. Aliado a isso estão também os resultados da equipe dentro de quadra. No começo de 2022, quando a Assoeva conquistou resultados importantes, o torcedor sempre se fez presente em grande número. Mais tarde, quando surgiram alguns tropeços – inclusive com algumas goleadas – o público reduziu consideravelmente. A equipe adulta chegou a registrar muitas vezes público menor que alguns jogos da categoria Sub-20.

A decisão dos veteranos

Neste sábado tem Gua-Cruz pela decisão da Copa de Veteranos. O clássico da vez será intermunicipal. Quem já não ouviu essa: final não se joga, final se ganha. Para ser campeão tem que ganhar e para vencer é preciso saber jogar da melhor forma possível contra o adversário. Muitas vezes é preciso saber ‘anular’ o adversário. Como se trata de jogo único e pela qualidade das duas equipes, o detalhe pode fazer a diferença. O Cruzeiro, de Santa Cruz, tem uma equipe bem compacta defensivamente. No meio-campo tem construção e aproximação com o ataque onde está o artilheiro do torneio. O maior trunfo do Guarani vem sendo a marcação e velocidade no ataque. A tendência nessa decisão é que quem tiver mais inspirado vai levar o título.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

Assoeva tem três amistosos ‘engatilhados’ Na próxima semana os primeiros jogos serão confirmados.

Aumentou para três a queda dos técnicos no Gauchão. Wiliam Campos não comanda mais o São Luiz, de Ijuí. Em 22 jogos oficiais foram 13 vitórias, seis empates e três derrotas. Quem chega para o seu lugar é o conhecido Fabiano Daitx.