O campeonato de 2025 do Departamento de Futebol Monte Alverne (DFMA) vem pegando muita gente de surpresa.
Vamos pela ordem. Quem lá na na primeira fase não apostaria que o Boa Vista, atual campeão, despontaria ao menos na etapa semifinal? Pois bem, o time ficou em quinto lugar e não avançou.
Agora na fase semifinal, os dois mandantes na volta acabaram caindo. O Monterey, de Linha Antão, foi eliminado de forma invicta. Não perdeu nenhum dos seis jogos que entrou nas quatro linhas. Na semifinal empatou duas vezes e perdeu nos pênaltis para o São José, quarto colocado na primeira fase.
Depois disso foi a vez do segundo time de melhor campanha na fase inicial cair diante do seu torcedor. O São Martinho perdeu um jogo na competição que foi na ida da semifinal, isso em Linha Saraiva. Na volta a equipe não conseguiu reverter a situação dentro de seus domínios. Apenas empatou e assim foi eliminado pelo Saraiva, terceiro colocado na primeira fase.
O campeão do ano passado não chegou entre os quatro e a decisão será entre o terceiro e qualrto lugar da primeira fase.
E agora, quem será que leva?
As finais somente em maio
Após as tratativas no fim de semana, a coordenação do Monte Alverne já confirmou as datas das finais. Nos titulares os jogos serão somente em maio (dias 3 e 10). Serão no mínimo dois fins de semana sem futebol pela categoria principal.
Com isso a categoria aspirantes será valorizada onde a ida entre São José e São Martinho será no feriado de 21 de abril. A volta está marcada para o dia 1º de maio, feriado, no Guarani de São Martinho.
É bom lembrar que nas finais do Monte Alverne, se houver dois empates ou uma vitória de cada equipe, haverá na sequência do jogo derradeiro a prorrogação de 30 minutos. Se o resultado final for de empate, até pelo fato de nenhuma das equipes finalistas levar vantagem, o campeão será conhecido na série dos pênaltis. São José e Saraiva, nos últimos anos, é um dos maiores clássicos do Monte Alverne.
Essa questão das duas equipes já terem se defrontado três vezes em decisões do DFMA e o Zequinha ter levado a melhor em todas, vai elevar o clima dessa nova disputa. O Saraiva pretende quebrar essa escrita.
TOMA LÁ, DÁ CÁ