Quem apostaria que o Guarani teria tamanha facilidade de estrear na Terceirona Gaúcha de 2025 com uma goleada de 7 a 0?

Pois esse resultado, em jogos da Segunda Divisão como era denominada a competição de 2017 a 2021 e que em 2022 em diante passou a ser Gauchão Série A2, se repete pela quarta vez.

O primeiro foi em 2021 e adivinha de quem. O Novo Horizonte aplicou a goleada para cima do Nova Prata, fora de casa.

Em 2022, o Grêmio Bagé fez o mesmo resultado em duas ocasiões. Na penúltima rodada da fase classificatória, a equipe venceu o Grêmio Atlético Farroupilha. Na etapa quartas de final de volta, o time bageense aplicou 7 a 0 no PRS Futebol Clube que mandava seus jogos no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.

Outro dado que chama atenção. Em nenhuma das três primeiras goleadas de 7 a 0, algum jogador marcou três gols. Lucão, do Guarani, quebrou a escrita no domingo.

Vale constar que as estatísticas pesquisadas foram somente em cima do resultado de 7 a 0. Muitas outras goleadas expressivas foram registradas, como o 7 a 1 do Gaúcho, de Passo Fundo, contra o Rio Grande, isso em 2018. Resultados como 5 a 0 e 6 a 0 também se repetiram várias vezes até agora.

Já projetando o jogo de Caxias

Podemos dizer que foi ‘gritante’ a diferença de Guarani e Novo Horizonte. Bem armado, posicionado e com sede de gols, o Guarani em momento algum tirou o pé do acelerador no domingo. Não poupou e olha que poderia ter feito até mais gols. O frágil time adversário que irá mudar sua fotografia de forma bem considerável para a sequência da competição, fez o que era possível e que estava ao alcance dentro da juventude dos seus atletas. Praticamente o goleiro Maicon Wagner, do Guarani, foi um mero espectador do jogo.

Só que tudo isso já passou. As dificuldades ainda virão. Podemos já ver isso na próxima rodada. Guarani e Apafut, que venceram na largada, se enfrentam de olho na liderança isolada. O Guarani vem de goleada mas o time de Caxias do Sul vem embalado pela vitória fora de casa. Agora a Apafut será mandante com a meta de estrear em seus domínios com um bom resultado. Esse será o primeiro bom teste para o Guarani. Em 2024, contra a Apafut, em Caxias, o Guarani fez 1 a 0. Quem sabe possa repetir a dose.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

No campeonato A Liga de futebol de campo, são quatro as equipes classificadas de forma antecipada para as quartas de final.

Na categoria Master do Regional da Aslivata, o São Luiz estreou com goleada de 6 a 0 diante do Flamengo, de Santa Cruz. O Rudibar fez 7 a 0 no União Carneiros, de Lajeado.