A Divisão de Acesso está uma verdadeira loucura. Veranópolis, Santa Cruz, Pelotas e Glória foram as equipes de melhor campanha na primeira fase. Na etapa quartas de final estas mesmas equipes tiveram a vantagem do segundo jogo em casa. De nada adiantou. Todos acabaram ‘caindo fora’. O badalado Galo que investiu alto para a competição desse ano caiu no primeiro mata-mata. Restaram os dois terceiros e os dois quartos lugares dos dois grupos da primeira fase. Daquele grupo do Guarani, Lajeadense e Avenida seguem na briga. Os dois começam fora e decidem em casa. A torcida é para que ambos consigam chegar na decisão. O Passo Fundo é favorito diante do Avenida. Esportivo e Lajeadense é uma disputa mais equilibrada.
Destes quatro semifinalistas, dois ficarão em meio ao caminho. Além deles têm ainda Santa Cruz, Veranópolis, Pelotas e Glória. Tem ainda os dois rebaixados do Gauchão desse ano: Guarany, de Bagé e o União Frederiquense. Cada ano que passa fica mais difícil subir para a elite. Não apenas subir, se manter também é algo bem árduo. Exemplo maior é o Guarany e o União Frederiquense que subiram em 2021, disputaram o Gauchão de 2022 e em 2023 retorna à Série A2.A retomada do amador
O começo do mês de julho promete. Como não temos previsão de chuva, o futebol amador volta contudo. No sábado o futebol 7 terá jogos decisivos pelo 5º e 9º Distrito. No domingo as atenções se voltam para a Copa Serrana que em Linha Grão-Pará terá os primeiros 90 minutos da decisão entre Assespe e Santo Antônio.
Todas as competições estão em atraso mas a tendência é tudo se encerrar também no mês sete do ano.
A projeção de campeonato mais considerável para o segundo semestre é o Regional da Aslivata. Nesta semana se encerram as inscrições para a Série B e Veteranos.
TOMA LÁ, DÁ CÁ