O que esperar do clássico Gre-Nal deste sábado? A cobrança por vitória é tanto de um lado como do outro. Mas quem carrega o maior peso?
Tem que diga que é o Inter. Está melhor colocado na tabela. Não tem jeito de engrenar. Chegou a pontuar contra os menores – Chape e América – mas no mini paulistão que disputou, a performance ficou bem abaixo do esperado – perdeu para Palmeiras e São Paulo, no Beira-Rio e empatou com o Corinthians, fora de casa. Além de não engrenar, o Inter carrega nas costas o fato de uma série de clássicos sem vencer. É um enorme peso.
O Grêmio vive um momento delicadíssimo. Não vence, amarga a lanterna, trocou de técnico. A última colocação na tabela, o baixo aproveitamento, as brigas de beleza, é que fazem que o Grêmio esteja onde atualmente está. Felipão chega com dois propósitos. Antes de qualquer coisa é fazer o time vencer para sair da zona de rebaixamento. Aliado a isso terá que resolver os problemas internos de vestiário. Muitos dizem que não são poucos mas não sabem com exatidão definir na realidade qual é. Só ‘acham’, sem ter certeza.
Direções de Grêmio e Inter se tivessem um comum acordo por um empate neste Gre-Nal e depois disso cada um se vira, deveriam assinar na hora. Estamos diante de um clássico que não tem favorito. Quem perder mais se afundar ainda mais. Se por ventura for o Inter, a tendência e de uma nova crise. Se for o Grêmio, apenas ficará onde está. Por isso, um comum acordo pelo empate seria bom para os dois.
Retomada dos treinos
O retorno dos trabalhos da Assoeva está marcado para segunda-feira. Dois dias antes do compromisso contra o Joinville. O clube catarinense não é adversário direto pela classificação mas que bom seria se a Assoeva conseguisse pontuar. Um ponto já seria bom até para dar moral ao time que daí sim naquela sequência fora de casa irá decidir seu futuro. Recuperados do surto, agora os jogadores necessitam de foco total para a retomada e acúmulo de jogos. Mais um teste para o atual grupo.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Terrível e tenebroso são as avaliações das campanhas de Inter e Grêmio no Brasileirão.
# Na próxima semana a dupla Gre-Nal já tem pela frente as oitavas de final da Sul-Americana e Libertadores da América contra LDU e Olímpia respectivamente.
# Campeonato A Liga a partir de agosto. Clubes já começam a se movimentar. Zum-zum-zum é que a Taça da Amizade possa passar mais uma temporada em branco. Clubes da Taça já ‘sondam’ disputar a A Liga. Questão para ser avaliada.