Tenho na medida do possível acompanhado alguns treinamentos da Assoeva no ginásio Poliesportivo. Numa troca de ideias com o jogador Valdin, a preparação deste ano é muito diferente em relação ao começo dos trabalhos de 2020. Em março do ano passado os jogadores realizaram por um longo período aquelas atividades repassadas de forma online. “Não era possível e nem permitido treinar de forma presencial. Acredito que isso possa ter influenciado na nossa campanha num todo. Agora está tudo muito diferente. Estamos com as atividades no Poliesportivo mas com todos cuidados possíveis. Assim vamos conhecendo melhor cada colega do grupo. Isso fará a diferença mais à frente”, disse o jogador.
Esperamos que assim seja. Grupo tem trabalhado em dois turnos de forma diária de segunda a sexta. Na Assoeva, não apenas Valdin e sim todos aguardam de forma ansiosa alguma novidade mais concreta em termos de começo de qualquer competição. Liga Futsal e o Gauchão Série Ouro se dividem como a cereja do bolo nesta temporada.
Tv, CBF, clubes
A pressão está pegando no que diz respeito pela continuidade do futebol nacional por conta do avanço de casos de Covid-19. Equipes, principalmente aquelas que estão disputando a Copa do Brasil, ou seja, estão rodando pelo país, tem sofrido algumas baixas.
No que depender da CBF, os estaduais até podem parar mas as federações sabem que tem prazo a cumprir. Quando se toca no assunto de alguma competição da própria entidade máxima quem sabe paralisar, a mesma se apega ao fato dos patrocinadores que bancam principalmente a televisão. Acredito que as grandes emissoras é que pressionam a CBF e esta bate de frente com os clubes que na realidade acatam 99% do que a entidade manda. Os clubes não tem muito o que fazer pois em tempos de pandemia, sem público nos estádios, a receita maior mesmo para pagar os milionários salários dos jogadores são provenientes das cotas da televisão.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Vejam o que o site da Globo divulgou na terça-feira, 23. Faça você mesmo, leitor, sua avaliação. ” O Marília confirmou 16 casos positivos de Covid-19 em testes de rotina após viagem por três estados diferentes, mais de 2 mil quilômetros e quase 40 horas de ônibus para jogar contra o Criciúma, na última semana, pela Copa do Brasil.”
# Informações dão conta que a CBFS e TV NSports entraram em acordo pelos direitos de transmissão de alguns jogos da modalidade em 2021. Isso engloba a Copa do Brasil e a Seleção Brasileira (masculino e feminino). Liga Futsal não. Que pena!
* * * A sexta rodada do Campeonato Gaúcho, que teve dois jogos ontem, será completada hoje.
Jogam:
* às 20h, no Estádio 19 de Outubro, na cidade de Ijuí, São Luiz contra o Esportivo, com Eleno Todeschini no apito;
* às 20h, no Colosso da Lagoa, em Erechim, Ypiranga x São José, com Lucas Guimarães Horn no comando da arbitragem;
* às 21h30min, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, tem Juventude contra o Grêmio. Quem apita é Vinícius Gomes do Amaral. Um dos seus assistentes será o venâncio-airense Jorge Eduardo Bernardi.
* às 22h, na Boca do Lobo, em Pelotas, tem Pelotas contra o Aimoré. Confronto terá Anderson da Silveira Farias no apito.
* * * Uma boa notícia. Internado há uma semana com Covid-19, o ex-jogador Branco, que foi tetra com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e é o atual coordenador das seleções de base da CBF, não está mais intubado. Os médicos retiraram a intubação na terça-feira, 23, após uma significativa melhora no seu estado de saúde.
* * * Ainda está em aberta a conclusão dos 40 jogos da primeira fase da Copa do Brasil 2021. Restam cinco jogos que a princípio foram remarcados pelo Departamento de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Veja:
– hoje, às 15h30min, Porto Velho contra o Ferroviário;
– hoje, às 15h30min, o Palmas enfrenta o Avaí;
– amanhã, às 15h30min, o Jaraguá, de Goiania, enfrenta o Manaus;
– amanhã, às 15h30min, tem Ypiranga-AP contra o Santa Cruz;
– no sábado, dia 27, às 15h30min, o Goianésia enfrenta o CRB.
* * * Faltando pouco mais de dois meses para o início do Campeonato Brasileiro – dia 30 de maio foi a data planejada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – apenas dois clubes ainda não têm treinador. Um deles é justamente o Cuiabá, que vai disputar a elite nacional pela primeira vez em sua história. O outro é o Atlético Goianiense. Quem se habilita?