Venâncio Aires - Quatro jogos, quatro vitórias, 14 gols marcados, apenas um gol sofrido, goleador e vice-artilheiro. Esse é o Guarani que finalizou no domingo, com o 2 a 0 diante do Nova Prata, fora de casa, o primeiro turno da classificatória da Terceirona Gaúcha. Com 12 pontos, o time de Venâncio Aires está praticamente classificado para a semifinal. O desafio do Rubro-negro ao longo do returno onde serão mais quatro jogos – dois em casa e dois fora – é justamente manter essa pegada. Em meio a essa folga de término de turno e começo do returno, o Guarani pretende realizar um amistoso até para o time não perder ritmo de jogo. A opção até seria usar a base titular por um período e dar tempo de jogo para os demais no segundo tempo.
Analisando os três jogos que foi possível acompanhar o Guarani de perto, o time se apega a velocidade de Mulita pelo lado direito. Pelo lado esquerdo, o volume de jogo é maior. A transição e jogadas de linha de fundo com aproximação dos meias é bem mais considerável. O camisa 9 Lucão joga de forma mais centralizada e é o homem gol do time.
Com base nessa leitura de jogo e que provavelmente os demais clubes adversários também fizeram, outro desafio da comissão técnica é buscar alternativas para tentar surpreender no returno. Se para muitos o Guarani já pode ser considerado como classificado nesse grupo, podemos destacar que o Guarani está a dois jogos de alcançar o objetivo do ano que é retornar à Divisão de Acesso. A semifinal é tudo na Terceirona Gaúcha. Como ainda tem quatro jogos até lá, o técnico Éder Lazzari terá tempo suficiente para trabalhar e alinhar o time para chegar em alta no momento mais decisivo. O Guarani está no caminho certo. A parada de agora vem em bom momento para o descanso que faz parte do processo e para igualmente seguir a série de treinamentos. A folga está aí mas o foco nos trabalhos deve prevalecer. Na Chave ‘A’ da Terceirona, Guarani e Apafut serão os prováveis semifinalistas.
Vagas na última rodada
O campeonato A Liga enfim teve a realização da série de jogos válidos pelo complemento da penúltima rodada. No vira e mexe dos resultados, tem muita coisa ainda em aberto. De concreto e de forma irreversível, é que a Aert será a primeira colocada na geral. A campeã da Chave ‘A’ aguarda pela definição do quarto colocado na Chave ‘B’.
A disputa da última rodada que está prevista para o próximo fim de semana, promete muitas emoções. Podemos projetar inclusive a igualdade em pontos ganhos de algumas equipes. Neste caso, a questão disciplinar será decisiva para apontar o classificado.
Que rodada vai ser essa.