As atividades esportivas, de forma bem gradual, estão retornando aos poucos. Depois dos horários em quadras e ginásios, veio a liberação dos jogos de futebol de campo. A partir desta sexta-feira, 9, tem a retomada da Copa Monte de Futsal. Galera está ansiosa por ter bola rolando de forma oficial pois jogar aquela uma hora ao longo da semana é uma coisa e confronto de campeonato valendo os três pontos é bem outra.
Se tem local que pretende seguir à risca os protocolos é a Copa Monte pois a retomada da competição praticamente servirá de parâmetro para outros municípios, em especial no Vale do Rio Pardo.
Para o retorno haverá checagem da temperatura dos frequentadores no ginásio, não haverá presença de público, não será permitida a utilização dos vestiários, será cobrada a utilização de máscaras pelos integrantes do banco de reservas das equipes. São medidas mínimas sem contar outra série de exigências que a coordenação vem repassando ao longo desta semana para os líderes das equipes.
A retomada dos jogos está aí e para se ter o prosseguimento necessário, sem uma futura paralisação por falta de cuidados ou qualquer outro desleixo, a atenção neste primeiro momento deverá ser dobrada. Momento é de enaltecer a retomada e torcer para que em breve se possa receber também o público no ginásio que sempre da aquele brilho a mais para qualquer que seja a competição.
Copa Serrana
Era de se esperar que os clubes da Copa Serrana votassem pela retomada da competição, ainda mais quando tudo se encaminha que esta será a única competição de futebol de campo a se completar nesta temporada. Dirigentes votaram pela retomada mas com uma condição: querem a liberação de torcedores no estádio.
Convenhamos que esse retorno é viável sim. Se tem uma minoria de presença de público nos jogos. Até se aposta que esse número possa aumentar mediante a Serrana ser a única competição em ativa aos fins de semana. Haverá quem sabe um crescimento de pessoas nos estádios mas nada que extrapole.
O aumento mais significativo poderá se confirmar para a metade do mês de novembro com os jogos eliminatórios. Ainda em relação quanto a presença de público, pedido mais que justo por parte das equipes do interior que pretendem de uma forma ou outra movimentar a bilheteria e principalmente outros setores como copa e cozinha.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Retorno da Copa Monte de Futsal terá em partes a ‘exigência’ e cumprimento das novas regras da modalidade.
* * * Na Série B do Campeonato Brasileiro, a 14ª rodada será completada nesta quinta-feira, 8, com o confronto entre Cruzeiro e Sampaio Corrêa. Jogo no Mineirão será a partir das 18h30min.
* * * Cerca de 30 integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro invadiram a Toca da Raposa II para cobrar os jogadores pelo mau momento do clube na Série B. Polícia Militar foi chamada e precisou intervir.
* * * Ainda no que se refere a 14ª rodada da Série B do nacional, o Juventude, de Caxias do Sul, empatou em casa contra o líder Cuiabá, 1 a 1. Elton abriu o marcador para a equipe mato-grossense. O Juventude igualou com Breno Lopes. Com a igualdade, o Cuiabá segue em primeiro. O Juventude caiu uma posição mas ao menos segue no G4.
* * * Enquanto que o Juventude briga por permanência no G4, o Brasil de Pelotas estão na outra ponta da tabela da Série B. Na terça-feira, 6, equipe pelotense perdeu por 2 a 1 para io Avaí, na Ressacada, em Santa Catarina. Brasil, que segue com 15 pontos, ocupa a 14ª posição.
* * * No sábado, 10, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, tem clássico gaúcho entre Juventude x Brasil, de Pelotas. Confronto está marcado para as 11h.
* * * Com 21 gols marcados, Juventude tem o melhor ataque da Série B. Chapecoense tem apenas quatro gols sofridos. Enquanto que o Juventude tem média de 1,14 gol sofrido por jogo, Chapecoense tem uma média bem mais baixíssima, 0,33.