Guarani pode ser rebaixado matematicamente neste fim de semana em caso de derrota para o Santa Cruz, resultado bem provável de acontecer. Seria o segundo descenso do Rubro-negro, que consolidou sua primeira queda em 2012. Depois disso retornou em 2014, inclusive fazendo uma das melhores campanhas na Divisão de Acesso e na Copa Fernandão, alcançando dois vice-campeonatos.
Superioridade
Assoeva apresenta superioridade sobre o adversário de domingo. Em nove jogos, são sete vitórias e dois empates na LNF. A única derrota para o Marreco foi pela Copa do Brasil, em 2019, jogando no Paraná. Boa oportunidade para o time de Malafaia fazer as pazes com a vitória e quebrar a insossa sequência de empates.
Escalação irregular
Pelotas entrou com efeito suspensivo para que o jogador Carlos Leonardo pudesse atuar mesmo sofrendo punição por expulsão e posteriormente julgado. O atleta cumpriu um jogo, mas teria nova partida a cumprir e acabou atuando. Guarani estava atento à questão, pois poderia se beneficiar caso o TJD tirasse pontos do time da Boca do Lobo, o que não deve ocorrer.
Acréscimos
- Santa Cruz e Monsoon se firmam como as melhores equipes da Divisão de Acesso e entram fortes para a fase de mata-mata.
- Virtualmente rebaixado, Guarani deve realizar eleição do Executivo em outubro deste ano. Júlio Battisti se mantém interessado em assumir o clube com o auxílio do Conselho Deliberativo. Sérgio Batista é outro que tem vontade de retornar na próxima temporada.
- Historicamente um formador de atletas, esta pode ser uma bandeira a ser trabalhada pelo clube. Mesmo na terceira divisão, grupo atual conta com alguns jovens atletas promissores e que podem integrar um novo grupo em 2024.
- Time sub-20 da Assoeva vem colhendo bons resultados tanto no Gauchão quanto na Supercopa Gaúcha onde estreou com goleada sobre Teutônia por 5 a 0. Ali saem bons valores, vários deles aproveitados no time principal.