Foto: Rui Borgmann / Blog do RuiGenaro e Valdin: Time de Venâncio está mais forte em 2016
Genaro e Valdin: Time de Venâncio está mais forte em 2016

Levando em consideração a primeira participação na Taça Brasil de Futsal, o vice-campeonato ficou de bom tamanho.

Por outro lado restou o sentimento de frustração, pois desta vez a equipe tinha condições reais de conquistar um título relevante.

Com as contratações de Valdin, Bruno Souza, Bagatini, Pedro Rei, Diego Belém, Bilica e a manutenção de parte do grupo, a Assoeva mostrou enorme evolução.

Domingo, em Carlos Barbosa, o time de Venâncio comandou as ações e manteve maior posse de bola, diferente de outras oportunidades onde o adversário tomava a iniciativa.

Dois descuidos defensivos e algumas conclusões desperdiçadas foram preponderantes para a perda de mais um troféu.

RodízioAs contratações pontuais feitas para a temporada fazem com que o técnico Fernando Malafaia tenha a opção de revezar duas formações sem que o ritmo caia. No ano passado, o grupo reduzido e algumas lesões obrigaram o treinador a manter em quadra praticamente somente uma formação. Em seis jogos pelo torneio na Serra, a Assoeva venceu quatro e empatou duas, perdendo apenas na prorrogação.

O lance capitalO ala Daniel foi um dos jogadores mais regulares do torneio. Coube a ele ter a seus pés o principal lance da final e a poucos segundos do fim do tempo normal. O jogador optou em dar uma cavadinha para encobrir Deividi e a bola subiu demais. Havia espaço para tentar o drible ou mesmo finalizar rasteiro. A lamentação foi geral.

Defesa forteA atuação do goleiro Quinzinho na Taça Brasil foi espetacular, principalmente contra o Minas e na decisão. A Assoeva finalizou a competição com a melhor defesa do torneio, com apenas quatro gols sofridos. Este critério ajudou o time a ter a vantagem do empate na prorrogação. O desempenho do camisa 15, digna de convocação à seleção brasileira, contribuiu para estes números.

Gre-Nal de farpas O desenrolar do Gre-Nal pegou muita gente de surpresa, inclusive a mim, que pensava numa partida ofensiva e bem disputada. A marcação extrema e por muitas vezes desleal, somada à complacência da arbitragem, deixaram o clássico ruim em termos técnicos. O Inter tratou de marcar para garantir o resultado e a classificação nas semifinais da Copa Sul-Minas-Rio. E fez com eficiência.

Um minuto

# Estreia do Bulldogs FA no estadual de futebol americano não foi animadora. O placar foi de 85 x 0 em favor da equipe de Ijuí, na casa do adversário. # O vice-campeonato da Assoeva (o quinto desde 2009) não afasta o torcedor do Parque do Chimarrão. Pelo contrário, certamente o progresso do grupo faz com que a Febre Amarela siga acreditando.# Gre-Nal teve apenas um grande momento: gol perdido por Luan e na sequência Geromel salvando conclusão de Vitinho com Grohe batido.