O troféu da Copa Fernandão ficou em Lajeado, mas dois lances poderiam mudar a história da competição.
O primeiro aconteceu no estádio Edmundo Feix, na semana passada quando a conclusão de Willian Ribeiro esbarrou na mão de um defensor do Lajeadense.
A arbitragem não viu, mas os torcedores atrás do gol de Giovani e a imagem da TV flagram nitidamente um pênalti a favor do Rubro-Negro.
Na noite desta quarta-feira, quando o estádio Alviazul recebia um público recorde nestes dois anos e meio de vida, um segundo lance reascendeu a polêmica.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Márcio Nunes desvia uma falta cobrada por Rafael Bitencourt.
O goleiro do Lajeadense, Giovani, se atrapalha todo e a bola entra. Seria o gol da vantagem rubro-negra sobre o rival.
A torcida do Guarani comemora, mas o bandeirinha Marcelo Barison anula o lance.
A imagem da RBS TV, no Globo Esporte desta quinta-feira, não favorece e Márcio Nunes aparece livre à frente do gol.
Acompanhe o vídeo na página Blog do Rui no Facebook https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Rui/346461928727839?hc_location=timeline
Porém, outra câmera do cinegrafista amador, Isma Pádua, mostra claramente que o zagueiro do índio parte de trás da linha defensiva do Lajeadense, estando em condições para fazer o gol.
Após 180 minutos e dois empates, o Lajeadense sai de campo com o troféu da Copa Fernandão, a vaga na Copa do Brasil e ainda garantido na final da Supercopa Gaúcha.
Para o Guarani sobra a decepção, a frustração e a indignação de que a história poderia ter sido outra, ter sido feliz.
Os semblantes de cansaço, de desconsolo e de choro dos volantes Henrique e Anderson Feijão demonstram o empenho, não só nos 180 minutos da decisão, mas de toda a competição.
Na saída de campo, o torcedor do Lajeadense, espantado com a vibração, a entrega e a raça dos atletas rubro-negros se perguntava:
– Onde o Guarani arrumou um time desses?
Até promessa pelo título foi paga por alguns torcedores alviazuis, que percorreram todo o campo de joelhos.
é a maior prova de que o índio vendeu caro o belo troféu da Copa em homenagem ao saudoso capitão colorado Fernandão e entregue pela esposa Fernanda e pelos filhos Enzo e Eloá.
O Guarani, do técnico Fabiano Daitx, apostava tudo na conquista desta Copa, já que vinha de um vice-campeonato da Segunda Divisão no primeiro semestre.
Quem sabe esta conquista não fora apenas adiada para a Copa Sul Fronteira, competição que ainda resta este ano ao Guarani.
P. S.Em 2002 o Guarani levou o título gaúcho e a FGF, dias depois, não reconheceu o feito. Doze anos depois, dois erros de arbitragem impediram, novamente, o time e o torcedor de comemorar a Copa Fernandão.
Apesar da frustração de ficar sem o título, a presença maciça de quase mil torcedores rubro-negros em Lajeado é o maior exemplo de carinho para com o clube.
Força, Guarani!
A batalha continua!
Lajeadense 0x0 Guarani-VA – Copa Fernandão – Final
LAJEADENSE (0): Giovani; Tiago, éverton, Laércio e Márcio Goiano (Igor); Marabá, Mateus Santana, Vinícius (Juninho) e Paulo Josué; Michel e Gilmar (Lima). Técnico: Luís Carlos Winck.
GUARANI (0): Rodrigo; Tinga, Carlão Farias (Marcelo), Márcio Nunes e Alê; Henrique, Anderson Feijão, Carlinhos, Rafael Bitencourt e William Ribeiro (Paulinho); Matão (Padilha). Técnico: Fabiano Daitx.
Cartões amarelos: Márcio Goiano, Paulo Josué, Michel (L), Márcio Nunes e Alê (G).
árbitro: Márcio Coruja, auxiliado por José Javel Silveira e Marcelo Barison
Local: Estádio Alviazul – Lajeado
Data: Quarta-feira, 8 de outubro de 2014