Folha do Mate / Blog do RuiTime campeão de 2002 colocou o Guarani pela primeira vez na Copa do Brasil
Time campeão de 2002 colocou o Guarani pela primeira e única vez numa competição nacional

Com praticamente todos os titulares preservados no fim de semana, o Guarani aposta todas as fichas na conquista da Copa Fernandão.

Há pouco tempo na terceira divisão do futebol gaúcho, o time de Fabiano Daitx sagrou-se vice-campeão da Série B e agora tem a oportunidade de ser finalista em outra competição.

Mesmo o adversário sendo o Inter B, o Guarani tem todas as condições de chegar à final. Como o gol qualificado tem sido decisivo, seria importante não sofrer para levar a decisão a Porto Alegre de forma mais tranquila.

Este segundo jogo está sendo cogitado para ser a preliminar de Inter x Criciúma, pelo Brasileirão, na outra quarta-feira.

Se passar, o índio enfrenta o vencedor de Lajeadense x São José-Poa por uma vaga na Copa do Brasil.

Em 2003, o time mateiro conseguiu a vaga na competição nacional pela conquista do Campeonato Gaúcho, que não contou com a participação de Grêmio, Inter, Juventude e Pelotas, que disputavam a Copa Sul-Minas.

O adversário foi o América de Natal.

Em Venâncio, o Guarani venceu por 2 a 1, com gols de Aurélio (5 do 1°) e Gilmar Nass (41 do 1° tempo). David (17 do 1°) fez o gol dos potiguares.

A derrota por 1 a 0, em Natal, com gol de Sandro Gaúcho (34 do 1° tempo) eliminou o clube gaúcho no saldo qualificado.

Quarta, 12/03/2003, Machadão – Natal, RN

América-RN (1) – Marcos; Gito; Teci (Tico) Edinho, Eduardo e Lano; Joassis, Márcio Silva (Elissandro), Helinho (Diego Silva); Cristiano e Sandro Gaúcho. Técnico Ferdinando Teixeira

Guarani (0) – André Sangalli; Bolívar, Paulo Roberto, Luciano Vieira e Cristiano (Leandro Cruz), Cadu, Gilmar Nass, éder Lazzari (Alex) e Paulo Gaúcho; Aurélio e Tiago Belmonte (Paulo Renato). Técnico Mano Menezes.

Campanha

A trajetória do Guarani na Copa Fernandão conta com apenas uma derrota, justamente no jogo de estreia para o Pelotas, em pleno Edmundo Feix por 1 a 0. No jogo de volta, o índio venceu por 2 a 1 e levou a vaga na fase seguinte pelo gol qualificado. Em seguida, foram dois jogos contra o Ypiranga. Empate por 0 a 0 em Erechim e vitória por 3 a 1 no Edmundo Feix. Na fase de quartas de final, o Pelotas foi novamente o inimigo. Foram dois empates; 0 a 0 em Venâncio e 2 a 2 na Boca do Lobo. Outra vez o Rubro-Negro jogou pelo regulamento e levou a vaga.

Sul-Fronteira

O Guarani empatou com o Bagé, no Edmundo Feix, pela Copa Sul-Fronteira num jogo ruim tecnicamente. Apesar do resultado, o índio ganhou uma posição na tabela, mas ainda se mantém fora do G-4 que leva à fase seguinte. é bem provável que enquanto estiver com chances de título na Copa Fernandão, o Guarani deverá dar preferência exclusiva na competição de mata-mata, que garantiria, em caso de título, a volta na Copa do Brasil após 12 anos.

Público

No jogo de domingo, a direção reduziu o valor na arquibancada geral a R$ 5, mas outra vez o público foi decepcionante. Há de se relevar que o adversário não foi atrativo, o time jogou com os reservas e a colocação do próprio time na tabela não favorece. Nesta quarta-feira, contra o Inter B, espera-se um público próximo de 1.500 pessoas.

Vitória

Nos primeiros minutos, o Inter só não foi abatido pela incompetência dos atacantes do Botafogo, pois a defesa colorada abriu espaços e correu sério risco. Mas após o golaço de Alex, o time de Abel Braga entrou nos eixos e poderia ter até goleado a equipe carioca. Com ânimo renovado, o Inter encara dois compromissos longe de casa: Sport, quarta-feira e Atlético-PR, sábado.

Empate

O Grêmio cumpriu mais um jogo sem levar gols, mas o ataque deixou a desejar contra o Atlético-MG. Giuliano, que ainda não confirmou o investimento feito pela direção, desperdiçou a bola do jogo, perdendo o gol na cara de Victor. No final, o empate ficou de bom tamanho para as pretensões do Grêmio em brigar pelo G-4. Ao contrário do Inter, o time de Felipão recebe Santos e Chapecoense, com todas as chances de voltar a se igualar ao rival ou quem sabe contar com um tropeço dos primeiros e adentrar na zona de classificação à Libertadores.

Um minuto

E o São Paulo deu vida ao Campeonato Brasileiro ao bater o líder Cruzeiro por 2 a 0. A diferença caiu para quatro pontos e o time de Muricy prova que é sério candidato à disputa do título.