O Grêmio finaliza uma temporada de forma melancólica com a consolidação do terceiro rebaixamento à Série B. É o elenco mais caro de toda a história da competição a despencar de divisão. Reação veio tarde demais.

Limitação
Inter não conseguiu se encontrar no Brasileirão e finalizou somente na 12ª colocação, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. O resultado comprova a deficiência de um elenco já desgastado, que se contentou após ganhar o Gre-Nal pelo returno. Planejamento será importante para 2022. Há pouca margem para errar e, consequentemente, brigar contra o rebaixamento.

Permanência
O Juventude lutou até o último instante para consolidar a vitória sobre o Corinthians e se garantir por mais um ano na elite do futebol brasileiro. Jair Ventura fez um grande trabalho nesta reta final da competição. Um feito e tanto para um plantel simples e ao mesmo tempo unido.

Conquista
Que festa incrível fez o torcedor do Fortaleza no clássico nordestino diante do Bahia. O honroso e inédito 4º lugar no Brasileirão premia uma temporada com vaga direta à Libertadores da América.

Acréscimos
# Vagner Mancini deixou o América-MG para treinar o Grêmio e o time mineiro levou uma vaga na Libertadores. Já o Tricolor amarga a Segundona. Feitos do futebol.

# Ao lado do amigo Paulinho Schuster, faturamos um bolão que levava em conta os resultados do returno do Brasileirão 2021. Obrigado, Paulinho, pela parceria em mais um ano convivendo com o esporte.

# E não fica triste pelo teu Grêmio, que encerra mais um ciclo na Série A. Em 2022, é apenas o recomeço com a formação de um novo elenco.

# Um abraço à turma do Poker das Quintas, que realizou o encerramento da temporada na Casa do Vô. O “Rubinho Despachante” foi o campeão do torneio anual. Conhece as cartas!