Defendia a continuidade de Mazaropi em 2009, ano em que o Guarani viveu uma fenda no futebol profissional.
O goleiro campeão do mundo pelo Grêmio esteve no comando do índio em 2008 e mesmo num momento de extrema dificuldade financeira realizou uma grande temporada no Edmundo Feix.
Em meio a salários atrasados, dificuldades com patrocínios, viagens e até de alimentação, Mazaropi conseguiu unir um grupo muito jovem e com atletas que buscavam espaço no futebol.
Um simples, porém interessado grupo finalizou o octogonal final em 5° lugar.
No segundo semestre o presidente Júlio Batisti ainda levou o time à disputa Copa FGF, viabilizando atividade profissional o ano inteiro.
Parabéns à direção do Guarani pela contratação. O Rubro-Negro terá pela frente a disputa da Terceira Divisão no primeiro semestre de 2014.
Melancólico
Ruim de ver o último jogo do Inter na temporada. Com praticamente todos os atletas à disposição, o desempenho do colorado foi decepcionante perante milhares de torcedores no Estádio Centenário. Contra o terceiro grupo da rebaixada e ruim Ponte Preta, não há como não perder a paciência após assistir a 90 minutos com o placar em branco, o terceiro seguido da equipe de Clemer. Nunca um final de ano foi tão aguardado. Uma certeza: é preciso renovar e muito o elenco vermelho para 2014.
Acerto
O empate era o resultado mais previsível entre Portuguesa x Grêmio nesta rodada derradeira. Com o placar de 0 a 0, ambos conquistaram seus objetivos neste Brasileirão. Os comandados de Renato não tiveram um ano perfeito, com a eliminação na Copa do Brasil e sem o título do Brasileiro, mas a segunda colocação premia o elenco numa temporada em que o futebol foi nivelado por baixo. Nem o campeão Cruzeiro, com sobras na tabela de classificação, foi unanimidade.
Barbárie
Não dá para acreditar que em pleno século XXI ainda aconteçam cenas de violência promovidas por alguns baderneiros das torcidas de Vasco e Atlético-PR, na Arena Joinville, em Santa Catarina. é preciso punir os clubes, incluindo dirigentes e demais envolvidos sob pena de o futebol cair ainda mais em descrédito. Está mais do que na hora de proibir o acesso aos estádios das torcidas organizadas. Infelizmente, a maioria acaba pagando o pato pela minoria.
Rebaixamento
A última rodada terminou como começou na ponta de baixo da tabela. Os cariocas Fluminense e Vasco chegam à segunda vez ao fundo do poço. O Coritiba teve todos os méritos ao somar sete pontos nas últimas três rodadas, bem como o Criciúma do gaúcho Argel, que adquiriu gordura suficiente nesta reta final.
Um minuto
# 15° lugar com 48 pontos foi a pior colocação do Inter na era dos pontos corridos.
# A quatro rodadas do final fiz a previsão de que um time escaparia com 46 pontos e outro cairia. Ocorreu com Criciúma e Fluminense.
# O Tigre superou o campeão brasileiro no número de vitórias e manteve a permanência na Série A. Já o Flu vai amargar a Segundona.
# Botafogo chegou quase sem forças, mas garantiu o quarto lugar ao contar com o tropeço do Goiás.
# Para carimbar a vaga à Libertadores, a estrela solitária terá de secar a Ponte Preta, que enfrenta o Lanús nesta quarta-feira na final da Copa Sul-Americana.