# Jogo se ganha com motivação. Campeonato se vence com organização e planejamento. O Inter não apresenta nenhum dos quesitos e o cenário se alinha para a luta contra o rebaixamento.

# O desempenho colorado no domingo ecoou semelhante aos 7 a 1 sofrido pelo Brasil para a Alemanha no ano passado e o 3 x 0 imposto pela França também sobre a Seleção Brasileira em 1998.

# Para a torcida, o fato de perder para um rival muito próximo faz com que o vexame soe ainda maior. Apenas um time jogou e o outro, atónito, assistiu. Um verdadeiro massacre.

# O volante Nilton, que não jogou bem mais do que 30 minutos em toda a temporada, foi o único que deu resposta em meio a tanta mediocridade pelo lado vermelho.

# A facilidade era tanta, que até os zagueiros Pedro Geromel e Erazo se aventuraram ao ataque, e com coerência. Atrás, não tiveram trabalho para parar o inoperante ataque colorado.

# Douglas perdeu pênalti e mesmo assim conseguiu deixar o campo ovacionado ao ser substituído. Edinho e Giuliano, campeões da Libertadores pelo próprio Inter, pareciam crianças num parque de diversões.

# O resultado final do Gre-Nal se desenhou logo nos primeiros 10 minutos, mesmo com pênalti desperdiçado. Apenas um time tentou jogar, enquanto o outro tratou de se defender. A goleada poderia ter sido ainda maior.

# D’Alesssandro não vinha bem, mas sem ele o Inter não teve referência. Do lado gremista, há três válvulas de escape quando a dificuldade aperta: Douglas, Giuliano e Luan. Os dois últimos em grande fase.

Foto: Lauro Alves/Agência RBS / Blog do RuiGiuliano, Luan e Douglas: Grêmio lavou a alma na Arena com 5 x 0 sobre o Inter
Giuliano, Luan e Douglas: Grêmio lavou a alma na Arena com 5 x 0 sobre o Inter

# Quando o goleiro é o destaque há vários jogos é sinal de que os companheiros deixaram a desejar. Alisson operou milagres contra Ponte Preta e Chapecoense. Não segurou o rojão no clássico.

# Incrível o que faz um Gre-Nal, ainda mais quando se trata de um placar elástico e atípico. O Inter não perdia há cinco jogos no Brasileirão e o Grêmio não vencia há três. Crise total no Beira-Rio e a paz reina na Arena.

# Arrisco a dizer que o atacante Luan é o principal jogador do campeonato Brasileiro. De nível de importância para o time, apenas Lucas Pratto, do Atlético-MG, tem o mesmo prestígio.

# Não vejo outra solução imediata no Inter senão com Mano Menezes. Um novato sem a experiência para administrar crises seria arriscado. E Mano gosta de desafios, por mais árduo que seja.

# Com 3 a 0, Róger chamou Fernandinho. O torcedor colorado deve ter imaginado: vai sacar o Luan para preservar o atleta e o próprio adversário. Não! Saiu Pedro Rocha e a humilhante goleada acabou inevitável.

# Em meio a esses tópicos com foco no Gre-Nal, vale ressaltar a vitória da Assoeva sobre o Atlântico fora de casa. Na gangorra de três pontas do futsal gaúcho, o time de Erechim e atual campeão estadual vai ficando para trás.

# Sinto muito, torcedor colorado, mas não adianta sonhar com Jorge Sampaoli, Marcelo Bielsa e Muricy Ramalho. A realidade é juntar os destroços com Argel Fucks ou no máximo Cuca ou Mário Sérgio.

# Somente a direção do Inter acreditou que com a demissão de Diego Aguire algum fato positivo poderia acontecer com um interino no comando. Futebol não vive de milagres.