Foto: Rui Borgmann / Blog do RuiTrio Daniel, Thiaguinho e Valdin não repetem boa fase e Assoeva decai na temporada
Trio Daniel, Thiaguinho e Valdin não vivem boa fase e Assoeva decai na temporada

Levantamento realizado pelo polivalente e versátil jornalista Geferson Kern traz informações importantes do desempenho da Assoeva nestas últimas semanas. Reeditando um dos jogos das quartas de final da Liga Nacional de 2016, a Assoeva foi batida na última sexta-feira por 4 a 2, fora de casa, pelo Joinville. Foi o quinto jogo consecutivo sem vitória do time treinado por Fernando Malafaia. A série negativa é formada por empate e derrota diante do Atlântico e reveses para Jaraguá, Asif e o próprio Joinville.

Pior sequênciaEsta já é a pior sequência da Era Malafaia na Assoeva. Em Venâncio Aires deste setembro de 2013, o comandante já havia ficado cinco jogos consecutivos sem vencer em 2014, mas de forma menos amarga: na ocasião, foram quatro empates (todos em casa), diante de Cabo Frio, Atlântico, Blumenau e Brasil Kirin, bem como uma derrota fora de casa para os sorocabanos. Os cincos jogos foram válidos pela Liga Nacional.

ComparaçãoCom Morruga, a Assoeva chegou a sofrer três sequências ainda piores. Em 2011, foram duas séries ao longo do ano de seis jogos seguidos sem vencer, em março/abril e junho. Já em 2010, temporada que marcou a estreia venâncio-airense na Liga Nacional, houve uma série com sete jogos seguidos de insucessos, com seis derrotas (para Praia-MG, Macaé-RJ, Krona-SC, Umuarama-PR, ACBF e Intelli-SP) e um empate (diante do Garça-SP).

AvaliaçãoA cada temporada, a direção da Assoeva se esforça para manter a base, procurando revigorar o grupo em busca de conquistas. No início do ano, alguns bons resultados surgiram de forma imediata. Contudo, a equipe caiu de rendimento e o aproveitamento tem despencado, tanto na Liga Nacional quanto no Estadual. Atuar com pivôs de referência é novidade em 2017, mas creio que este fator não seja a causa principal. A defesa, tão notável no ano passado, passa por dificuldades. Na LNF, foram 22 gols sofridos em oito jogos. Apenas o Guarapuava sofreu mais gols, 23 no total.