Normalmente a última semana do ano e as duas primeiras do ano que se inicia são de recesso no esporte e servem para avaliarmos o que aconteceu de positivo e o que pode ser melhorado. Como de praxe, os assuntos mais debatidos nesta coluna são Guarani, Assoeva, Inter e Grêmio e, com eles, faço um balanço das atividades na temporada de 2022.
Dentro do esperado
A parceria com a CRS Sports fez com que o Guarani voltasse a disputar duas competições em 2022, a Divisão de Acesso e a Copa FGF. A última vez de futebol o ano inteiro havia sido em 2014, quando o clube foi destaque em três competições. Na tentativa do acesso, o início foi complicado, com derrotas em dois clássicos, uma leve reação no fim do turno e a briga para permanecer na Série A2 no returno. Com apenas 11 pontos no grupo B, o Índio terminou a competição em penúltimo lugar, com a mesma pontuação do rebaixado São Paulo.
Copinha
A Copa Tarciso Flecha Negra serviu para a CRS Sports manter seus atletas em atividade e o Guarani aproveitar a vitrine do segundo semestre. A competição foi curta, mas o time surpreendeu: garantiu vaga nas oitavas de finais, passou pelo Guarany de Bagé e parou no time de transição do Grêmio.
Altos e baixos
A Assoeva também começou a temporada com vitórias importantes na Liga Nacional de Futsal, com o time chegando no G-4 com quatro vitórias consecutivas. O embalo não foi mantido e a equipe treinada por Fernando Malafaia finalizou a primeira fase em 14° lugar, enfrentando o campeão de 2021, Cascavel, e sendo eliminado.
Goleada em casa
Embora um ano de recomeço e de reorganização do elenco, se esperava um pouco mais do time amarelo, principalmente no Gauchão, onde pela primeira vez a equipe acabou eliminada na fase de oitavas de final para o Uruguaianense, num elástico 6 x 0 em pleno Parque do Chimarrão. O ano da Assoeva poderia ter sido melhor.
Acréscimos
- Guarani fechou a Divisão de Acesso sem vencer nenhum clássico regional contra Avenida, Lajeadense e Santa Cruz.
- No próximo sábado, faço um levantamento sobre as campanhas de Inter e Grêmio em 2022.
- O Tricolor Gaúcho está em contagem regressiva para anunciar Luisito Suárez como principal reforço para 2023.